Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » 3 aplicativos de chat offline para conversar mesmo sem internet

3 aplicativos de chat offline para conversar mesmo sem internet

Buscando um chat offline? Veja algumas opções que funcionam no Android e no iPhone em situações planejadas ou de emergência

Não vou entrar na discussão sobre os motivos que o levam a buscar um chat offline — mas eles são ótimas alternativas quando uma rede internet não está disponível. Eles permitem mandar mensagens usando outras conexões como o Bluetooth ou uma rede interna e fechada. Se é o que você procura, veja algumas opções que você pode baixar.

Vale notar que, como se tratam de alternativas mais restritas, algumas ainda em construção, nem todos os recursos que você conhece de mensageiros como WhatsApp estarão disponíveis nestes aplicativos de chat offline. Vale testar as opções que você mais gostou ou se interessou para ser adaptar a elas conforme a sua necessidade.

Briar (Android)

O Briar promete mensagens seguras, em qualquer lugar, com chats e fóruns criptografados ponto a ponto. As mensagens também são armazenadas com segurança no seu dispositivo, não na nuvem e você pode se conectar diretamente com contatos próximos usando Bluetooth ou a rede Wi-Fi interna. Foi desenvolvido para ativistas, jornalistas e qualquer pessoa que precise, de uma maneira segura, fácil e robusta. 

 

O que muda? Ao contrário dos aplicativos de mensagens tradicionais, o Briar não depende de um servidor central, as mensagens trocadas no app são sincronizadas diretamente entre os dispositivos dos usuários. Se a Internet estiver inoperante, o Briar pode sincronizar, mantendo as informações fluindo, mesmo uma situação de crise. 

E, ainda, se a Internet estiver disponível, o Briar pode sincronizar através da rede Tor, protegendo os usuários. É um aplicativo de software livre e de código aberto. Sem dúvida, o mais seguro da lista, com uma equipe trabalhando para fazê-lo referência.

Bridgefy (iOS e Android)

O Bridgefy é também um aplicativo de mensagens offline que permite que você se comunique quando não tiver acesso à Internet, basta ligar o Bluetooth. Pode ser ideal para festivais de música, estádios, comunidades rurais, em desastres naturais, viagens ao exterior, manifestações e outras situações de redes congestionadas ou offline.

O aplicativo oferece conexão em três modos: 1) pessoa a pessoa, converse em privado com amigos a menos de 100 metros de você; 2) modo mesh, converse com pessoas a mais de 100 metros de você conectando-se a outros usuários do Bridgefy como uma ponte; 3) modo bradcast, seção transmissão e envie mensagens para todos os usuários do Bridgefy ao seu redor ao mesmo tempo, mesmo os fora da sua lista de contatos.

Ha, ele funciona online também, use sua conexão com a Internet para conversar com amigos em qualquer lugar do mundo que também tenha uma conexão de internet.

FireChat (iOS e Android)

Também para ambas as plataformas, o FireChat é um aplicativo gratuito de mensagens ponto a ponto que funciona com ou sem acesso à Internet e envia mensagens diretamente entre dispositivos móveis usando conexões Bluetooth e Wi-Fi (dentro da mesa rede). Cada dispositivo atua como um relay, criando uma rede mesh entre grupos próximos e usuários do aplicativo com a promessa de uma comunicação segura. 

O FireChat já foi utilizado em várias situações por líderes comunitários, equipes de emergência e pessoas em geral para se comunicarem quando estavam isolados de redes externas, incluindo os famosos protestos pró-democracia em Taiwan e Hong Kong, desastres naturais no Equador e Caxemira e eventos como o Burning Man.

O FireChat também funciona usando conexões Bluetooth e Wi-Fi do smartphone para se comunicar diretamente com outros dispositivos a até "200 pés" que também baixaram o aplicativo. A tecnologia Multihop conecta todos os dispositivos dentro do alcance, criando uma rede mesh que funciona, mesmo quando o acesso falha.

Outras opções

Principalmente no Android, você vai encontrar uma série de aplicativos mais simples de bate-papo por Bluetooth. Mais limitados e sem foco em segurança também funcionam.