Por que não consigo seguir ninguém no Instagram? Veja 4 motivos para restrições

Não conseguir seguir ninguém no Instagram é uma condição que impede que você acompanhe as publicações de uma pessoa ou perfil na rede social

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado hoje às 11:41
Guias do Instagram
Aplicativo do Instagram (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Instagram possui um limite de perfis que você pode seguir na rede social de fotos e vídeos. Ao atingir o número máximo de pessoas na lista “Seguindo”, a plataforma exibe uma mensagem de erro e não deixa você acompanhar as publicações de mais perfis.

A plataforma também pode limitar as ações do perfil devido ao seu comportamento, como começar a seguir várias pessoas em um curto espaço de tempo ou violar as Diretrizes da Comunidade. Então, você deve esperar o fim da restrição para voltar a seguir pessoas no Instagram.

A seguir, conheça os principais motivos que podem impedir você de seguir outras pessoas no Instagram:

1. O Instagram limita o número de contas que você pode seguir

O Instagram não deixa você seguir mais de 7.500 pessoas na rede social. Essa limitação, independentemente da quantidade de seguidores do seu perfil, foi implantada para reduzir a prática de spam.

Ao tentar seguir mais pessoas além do limite, o Instagram exibe a mensagem: “Restringimos determinadas atividades para proteger nossa comunidade”. Então, é recomendado revisar a lista “Seguindo” para voltar a seguir outras contas.

Print do Instagram
Ao atingir o número limte de contas que você pode seguir, o Instagram mostrará uma mensagem de erro (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

2. Você foi bloqueado pelo Instagram por seguir muitas contas de uma só vez

O Instagram pode bloquear sua conta temporariamente caso você comece a seguir várias pessoas em um curto espaço de tempo. Isso acontece quando a rede social interpreta a ação como um comportamento suspeito de spam.

Uma sugestão é fazer intervalos enquanto você começa a seguir vários perfis no Instagram. Embora não seja um dado confirmado pela plataforma, é indicado seguir entre 50 e 100 perfis por dia para evitar um possível bloqueio da conta.

3. Sua conta do Instagram foi limitada por violar as diretrizes da comunidade

Seu perfil pode ser bloqueado se você apresentar comportamentos que violam as diretrizes da comunidade do Instagram. Essas são algumas atitudes que não devem ser praticadas na rede social de fotos e vídeos:

  • Publicar conteúdos protegidos: não é recomendado postar fotos e vídeos protegidos por direitos autorais ou de outras pessoas sem a autorização prévia;
  • Divulgar conteúdos com nudez: não publique imagens com nudez, incluindo desenhos digitais e representações artísticas. As únicas exceções são para materiais relacionados a saúde;
  • Ter comportamento “spam”: não envie comentários repetidos em diferentes perfis e curta várias publicações em um curto espaço de tempo;
  • Ficar alterando o tipo de conta: não é indicado mudar de conta pública para privada (e vice-versa) várias vezes em um curto espaço de tempo. A ação pode ser interpretada como uma atividade não autêntica;
  • Usar de apps de terceiros: o Instagram interpreta que ações não autênticas de apps de terceiros, como bots para seguir novos perfis, são um risco a segurança da sua conta;
  • Compartilhar desinformação e discurso de ódio: a rede social é extremamente rígida com perfis que publicam desinformação (fake news) e discurso de ódio. Os conteúdos serão removidos e, em casos mais graves, o bloqueio da conta será permanente.
Prints do aplicativo do Instagram mostram exemplos de spams nos comentários
Enviar comentários repetidos em diversos perfis do Instagram é considerado um comportamento de spam (Imagem: Reprodução/Instagram)

4. Presença de bugs ou instabilidades no Instagram

Em algumas situações, o Instagram pode estar passando por instabilidades ou ter bugs temporários que impedem o uso das ferramentas. A sugestão é aguardar a rede social normalizar para voltar a seguir os perfis desejados.

O que fazer se o Instagram restringiu minha conta?

Primeiro, você deve encontrar a razão pela qual o Instagram bloqueou as ações do seu perfil. Há algumas práticas que ajudam a apurar o motivo para o bloqueio:

  • Ver status da conta do Instagram: o espaço nas Configurações do app possibilita ver se sua conta violou as Diretrizes da Comunidade;
  • Revisar o perfil e dados pessoais: às vezes, um detalhe no seu perfil, como uma palavra na biografia, foto de perfil ou data de nascimento incorreta, pode fazer a sua conta ser bloqueada;
  • Revogar o acesso de apps de terceiros: é importante remover aplicativos de terceiros do Instagram para evitar que o perfil continue bloqueado ou sofra punição mais grave;
  • Atualizar o app no celular: em alguns casos, a versão do Instagram do seu telefone pode ser incompatível com alguma nova ferramenta da rede social e causar um bloqueio. Então, vá a Google Play Store (no Android) ou App Store (no iPhone) e atualize o app.

Se você identificou o motivo do bloqueio, aguarde o Instagram remover a restrição para voltar a seguir mais perfis na rede social. Contudo, se um problema técnico está impedindo as interações, use o recurso “Relatar um Problema” nas configurações do app para entrar em contato com o suporte.

Quanto tempo dura a restrição do Instagram?

Não há um prazo definido para o fim da restrição do Instagram. O bloqueio temporário pode durar entre 24 horas e 72 horas, conforme a rede social da Meta interpretar as possíveis violações das Diretrizes da Comunidade

É possível seguir mais de 7.500 pessoas no Instagram?

Não dá para seguir mais do que 7.500 pessoas ao criar uma conta no Instagram. Os perfis que seguem mais pessoas do que o limite atual fizeram isso antes da rede social aplicar a restrição para combater o spam.

É importante ressaltar que começar a seguir inúmeros perfis de uma vez pode ser visto como uma ação suspeita pelo Instagram. Por esse motivo, a sua conta pode ser bloqueada devido ao comportamento de spam.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados