Windows 10 vai forçar atualização para quem está no October 2018 Update

Microsoft permite escolher horário para instalar atualização do Windows 10; usuários de PC podem adiá-la por até 35 dias

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dell com Windows 10

A Microsoft vai baixar automaticamente a versão mais recente do Windows 10, chamada de November 2019 Update, em computadores que atualmente rodam o October 2018 Update. Será possível escolher um horário para a instalação ou adiá-la por até 35 dias. A versão mais antiga perderá suporte daqui a alguns meses, e a empresa quer manter os PCs atualizados por motivos de segurança.

Na última quinta-feira (5), a Microsoft publicou uma mensagem na página de status do Windows 10: “a partir de hoje, iniciaremos lentamente o processo em fases para atualizar automaticamente os dispositivos rodando o October 2018 Update (versão 1809) nas edições Home e Pro”.

A empresa explica que isso “manterá os dispositivos com suporte e com as atualizações mensais críticas para a segurança do dispositivo e para a saúde do ecossistema”.

Vale lembrar que o Windows 10 permite escolher um horário específico para instalar atualizações, em vez de interromper o fluxo do usuário e reiniciar de repente. Além disso, é possível pausar updates por até 35 dias (sete dias por vez, até cinco vezes); depois desse prazo, a instalação é obrigatória.

Muitos PCs rodam Windows 10 lançado no ano passado

As estatísticas mais recentes do AdDuplex, de outubro de 2019, mostram que o October 2018 Update estava instalado em 25% dos PCs. Ele receberá atualizações até o dia 12 de maio de 2020 e depois ficará sem suporte, deixando de receber correções frequentes de segurança.

A Microsoft diz que está distribuindo o November 2019 Update com meses de antecedência “a fim de fornecer tempo adequado para um processo tranquilo de atualização”.

Cada versão do Windows 10 Home e Pro tem suporte garantido por 18 meses; depois desse prazo, é necessário atualizar. O prazo é diferente para as edições Enterprise e Education: versões lançadas no segundo semestre têm suporte por 30 meses (como o October 2018 Update).

Para quem está no May 2019 Update, lançado este ano, a atualização para o November 2019 Update continua sendo opcional: o usuário precisa seguir o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update e clicar em Verificar se há atualizações.

Neste caso, a Microsoft não força a atualização para evitar o fiasco do October 2018 Update, lançado com um bug que apagava arquivos pessoais em alguns computadores. Ela só abre uma exceção para PCs que estiverem próximos a perder suporte, pois isso “é fundamental para a segurança do dispositivo e para a saúde do ecossistema”.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados