Facebook deixa de exigir número de celular para recuperar senha

Recuperação de login em caso de perda de senha está sendo simplificada pelo Facebook

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook - recuperação de senha

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook enfrenta um desafio: permitir que todas essas pessoas possam recuperar suas credenciais com segurança caso esqueçam a senha de acesso à rede social. Para tanto, o serviço está implementando mudanças para simplificar a restauração do login. Uma delas envolve não exigir mais que o usuário informe o seu número de celular.

Essas mudanças valem principalmente para mercados emergentes. Neles, há uma base expressiva de usuários que, por limitações de acesso à internet ou falta de familiaridade com a tecnologia, não se cadastraram no Facebook com e-mail, o canal mais usado para recuperação de senhas.

Na ausência de e-mail, uma das soluções para recuperação de credenciais acaba sendo o número de celular. Graças a acordos com operadoras de telefonia, o Facebook permite que o usuário recupere o seu login se comprovar a sua identidade por meio da sua linha móvel.

O Facebook percebeu, porém, que muitos usuários — sobretudo da América Latina, Ásia e África — têm dificuldades para utilizar essa opção por conta do uso de múltiplos cartões SIM: é comum que eles tenham duas ou mais linhas de celular para reduzir os custos de acesso ou conseguir o melhor sinal.

Nessas circunstâncias, os números podem ser trocados com frequência. Para piorar, é comum o usuário não se lembrar qual deles foi associado à sua conta na rede social.

Com as mudanças anunciadas nesta semana, o Facebook passa a exibir na tela de logout de seus aplicativos (incluindo o Facebook Lite) a opção de o usuário salvar seus dados de login para acesso posterior, função semelhante ao armazenamento de senhas dos navegadores.

Facebook - salvar login

Falando neles, a versão web móvel do Facebook também passa a ser capaz de armazenar os dados de login para acesso futuro.

A recuperação de senha via linha telefônica continua existindo, mas de modo mais transparente: as telas de login, registro de nova conta e restauração de acesso agora informam que o Facebook solicita e recebe o número de telefone atual a partir da rede móvel.

Essa informação é usada para o preenchimento automático de campos no processo de recuperação de login. No entanto, agora o usuário passa a ter a opção de não compartilhar seu número de telefone para esse fim. Nesse caso, o preenchimento de todos os campos terá que ser feito manualmente.

As mudanças estão sendo implementadas gradativamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados