Início » Negócios » Netflix perde filmes e dobra número de séries no catálogo do Brasil

Netflix perde filmes e dobra número de séries no catálogo do Brasil

Número de filmes no catálogo brasileiro da Netflix caiu 12% nos últimos três anos; quantidade de séries aumentou 123%

Felipe Ventura Por

Uma análise realizada pelo Tecnoblog com dados do site Filmes Netflix revela que o número de filmes no catálogo brasileiro do streaming caiu cerca de 12% nos últimos três anos; enquanto isso, a quantidade de séries mais que dobrou. A Netflix vem apostando em conteúdo original para não depender de títulos licenciados; alguns estão indo para concorrentes como Amazon Prime Video, Globoplay e Disney+.

netflix / pexels

O Filmes Netflix faz um acompanhamento diário do que entra no catálogo da Netflix no Brasil. Desde fevereiro de 2016, o site também informa o número total dos títulos presentes no serviço: eram 3.272 filmes e 642 séries na época.

Desde então, a quantidade de filmes deu uma flutuada, mas retornou à tendência de queda. Enquanto isso, o número de séries não parou de aumentar, assim como o número de episódios.

No levantamento mais recente, de 8 de dezembro de 2019, a Netflix brasileira tinha aproximadamente 2.872 filmes, queda de 12% em cerca de três anos. Enquanto isso, a quantidade de séries saltou para 1.432, aumento de 123% no mesmo período. Há 36.516 episódios de série, alta de 46%.

Netflix

No gráfico acima, o conjunto de dados começa em 20 de fevereiro de 2016 e vai até dezembro de 2019. Mostramos o número de séries no primeiro dia de janeiro de 2017, 2018 e 2019; assim como no primeiro dia de julho entre 2016 e 2019.

Netflix também perde filmes e adiciona séries nos EUA

A tendência de queda em filmes ocorre também nos EUA. Um levantamento do Streaming Observer aponta que o catálogo americano tinha 6.494 filmes em março de 2014. Esse número caiu para 4.335 filmes em março de 2016, e se reduziu novamente para 3.849 em novembro de 2019.

Enquanto isso, a quantidade de séries disponíveis nos EUA flutuou bastante: caiu de 1.609 em 2014 para 1.197 em 2016, e então disparou para 1.784 este ano.

A Netflix vem apostando em produções originais, especialmente séries, para compensar a saída de conteúdo de estúdios como Disney, Fox e Warner. É um gasto enorme: foram US$ 12 bilhões no ano passado e, segundo estimativas, serão pelo menos US$ 15 bilhões até o final deste ano.

Ainda assim, nos EUA, estima-se que 63% do tempo gasto na Netflix é em conteúdo licenciado como The Office e Friends — séries que migrarão para o concorrente HBO Max no ano que vem. O serviço também perdeu filmes da Marvel, que agora podem ser assistidos no Disney+.

No Brasil, a Netflix deve perder diversos títulos da Disney em janeiro de 2020. Será o primeiro teste para o serviço de streaming; depois, teremos o lançamento do Disney+ no país em novembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

eita 😆😆

Gustavo Al-Kurdi

Na verdade é a ansiedade que não me deixa ficar parado assistindo. 😂

Lucas Santos

Gosto de séries mas algumas pessoas argumentam que séries tem passos geralmente lentos comparados a filmes.

andre_monte

Netflix lança serie e não da continuidade, exemplo Dinastia que tem como baixar a 3 temporada e não tem no Netflix que investe em porcaria igual ao que lançaram agora do porta dos fundos https://media0.giphy.com/me...

Marcelo Delfino

Eu já avisei pro Netflix: no dia em que tirarem as coisas que gosto de ver, cancelo a assinatura na hora. Tou nem aí se as coisas que gosto são conteúdos licenciados. F0dam-se. Problema é do Netflix, não meu.

Caleb Enyawbruce

curiosidade honesta: não gosta de series de nenhum genero? pq?

Caio Alexandre

YouTube Premium pra mim é pra retirar ads mesmo, o resto é adicional!

uB.

vc pode n ter 2h disponível num dia.

Mas certamente 2h na semana vendo apenas 1 único filme de extrema qualidade é muito melhor do que gastar 7h assistindo uma série mediana!

Infelizmente as séries em geral são cansativas e repetitivas. Aí tem q ver uns 3 ou 4 eps pra descobrir q a série n presta.

Já um filme n, depois de 40min se vc n curtiu, larga pra lá, ou fique +40min até o fim! Nunca mais vai ser aquele filme.

thejorsias

Faz mais de 6 meses que eu não visito os sites que eu baixo as coisas. É só deixar o qbitorent aberto que o Radarr e Sonar tomam conta de tudo.

thejorsias

Series onde os três primeiros episódios são muito bons e depois não acontece nada até chegarmos aos últimos dois episódios.

Thanara Corrêa

Único problema é a preguiça de procurar/baixar o conteúdo, fora isso é nesse caminho que estamos indo.

Uso muito atualmente o PopCorn que faz Streaming de torrents para assistir algo, porque os serviços de Streaming estão sofríveis :(

Gustavo Al-Kurdi

Como não gosto de séries, também não gosto da Netflix 😪o que é uma pena, devido à praticidade do streaming.

P. Herrera

Nunca deixei essa amiga de lado se tratando de filmes e séries. 😎

P. Herrera

Acho que nada. Talvez um "vlog premium" de algum Youtuber? 🤣

Bil

No Youtube Red tem o Cobra Kai

Exibir mais comentários