Início » Negócios » Netflix perde filmes e dobra número de séries no catálogo do Brasil

Netflix perde filmes e dobra número de séries no catálogo do Brasil

Número de filmes no catálogo brasileiro da Netflix caiu 12% nos últimos três anos; quantidade de séries aumentou 123%

Felipe Ventura Por

Uma análise realizada pelo Tecnoblog com dados do site Filmes Netflix revela que o número de filmes no catálogo brasileiro do streaming caiu cerca de 12% nos últimos três anos; enquanto isso, a quantidade de séries mais que dobrou. A Netflix vem apostando em conteúdo original para não depender de títulos licenciados; alguns estão indo para concorrentes como Amazon Prime Video, Globoplay e Disney+.

netflix / pexels

O Filmes Netflix faz um acompanhamento diário do que entra no catálogo da Netflix no Brasil. Desde fevereiro de 2016, o site também informa o número total dos títulos presentes no serviço: eram 3.272 filmes e 642 séries na época.

Desde então, a quantidade de filmes deu uma flutuada, mas retornou à tendência de queda. Enquanto isso, o número de séries não parou de aumentar, assim como o número de episódios.

No levantamento mais recente, de 8 de dezembro de 2019, a Netflix brasileira tinha aproximadamente 2.872 filmes, queda de 12% em cerca de três anos. Enquanto isso, a quantidade de séries saltou para 1.432, aumento de 123% no mesmo período. Há 36.516 episódios de série, alta de 46%.

Netflix

No gráfico acima, o conjunto de dados começa em 20 de fevereiro de 2016 e vai até dezembro de 2019. Mostramos o número de séries no primeiro dia de janeiro de 2017, 2018 e 2019; assim como no primeiro dia de julho entre 2016 e 2019.

Netflix também perde filmes e adiciona séries nos EUA

A tendência de queda em filmes ocorre também nos EUA. Um levantamento do Streaming Observer aponta que o catálogo americano tinha 6.494 filmes em março de 2014. Esse número caiu para 4.335 filmes em março de 2016, e se reduziu novamente para 3.849 em novembro de 2019.

Enquanto isso, a quantidade de séries disponíveis nos EUA flutuou bastante: caiu de 1.609 em 2014 para 1.197 em 2016, e então disparou para 1.784 este ano.

A Netflix vem apostando em produções originais, especialmente séries, para compensar a saída de conteúdo de estúdios como Disney, Fox e Warner. É um gasto enorme: foram US$ 12 bilhões no ano passado e, segundo estimativas, serão pelo menos US$ 15 bilhões até o final deste ano.

Ainda assim, nos EUA, estima-se que 63% do tempo gasto na Netflix é em conteúdo licenciado como The Office e Friends — séries que migrarão para o concorrente HBO Max no ano que vem. O serviço também perdeu filmes da Marvel, que agora podem ser assistidos no Disney+.

No Brasil, a Netflix deve perder diversos títulos da Disney em janeiro de 2020. Será o primeiro teste para o serviço de streaming; depois, teremos o lançamento do Disney+ no país em novembro.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
eita 😆😆
Gustavo Al-Kurdi
Na verdade é a ansiedade que não me deixa ficar parado assistindo. 😂
Lucas Santos
Gosto de séries mas algumas pessoas argumentam que séries tem passos geralmente lentos comparados a filmes.
andre_monte
Netflix lança serie e não da continuidade, exemplo Dinastia que tem como baixar a 3 temporada e não tem no Netflix que investe em porcaria igual ao que lançaram agora do porta dos fundos https://media0.giphy.com/me...
Marcelo Delfino
Eu já avisei pro Netflix: no dia em que tirarem as coisas que gosto de ver, cancelo a assinatura na hora. Tou nem aí se as coisas que gosto são conteúdos licenciados. F0dam-se. Problema é do Netflix, não meu.
Caleb Enyawbruce
curiosidade honesta: não gosta de series de nenhum genero? pq?
Caio Alexandre
YouTube Premium pra mim é pra retirar ads mesmo, o resto é adicional!
uB.
vc pode n ter 2h disponível num dia.Mas certamente 2h na semana vendo apenas 1 único filme de extrema qualidade é muito melhor do que gastar 7h assistindo uma série mediana!Infelizmente as séries em geral são cansativas e repetitivas. Aí tem q ver uns 3 ou 4 eps pra descobrir q a série n presta.Já um filme n, depois de 40min se vc n curtiu, larga pra lá, ou fique +40min até o fim! Nunca mais vai ser aquele filme.
thejorsias
Faz mais de 6 meses que eu não visito os sites que eu baixo as coisas. É só deixar o qbitorent aberto que o Radarr e Sonar tomam conta de tudo.
thejorsias
Series onde os três primeiros episódios são muito bons e depois não acontece nada até chegarmos aos últimos dois episódios.
Thanara Corrêa
Único problema é a preguiça de procurar/baixar o conteúdo, fora isso é nesse caminho que estamos indo.Uso muito atualmente o PopCorn que faz Streaming de torrents para assistir algo, porque os serviços de Streaming estão sofríveis :(
Gustavo Al-Kurdi
Como não gosto de séries, também não gosto da Netflix 😪o que é uma pena, devido à praticidade do streaming.
P. Herrera
Nunca deixei essa amiga de lado se tratando de filmes e séries. 😎
P. Herrera
Acho que nada. Talvez um "vlog premium" de algum Youtuber? 🤣
Bil
No Youtube Red tem o Cobra Kai
uB.
Pelo menos pra mim, Netflix tem se tornado cada vez mais menos interessante.

1o: Geralmente conteúdo original da Netflix é sofrível! É raro pegar um filme Netflix e gostar. A maioria das séries eu abandono na metade de tão cansativo q vai ficando.

2o: Por mais q série seja legal, um bom filme, daqueles q faz a gente dar aquela refletida no final tem se tornado cada vez mais raro.

3o: Tá só aumentando o valor dessa mensalidade, por mais q dê pra dividir, a concorrência tá aí, custando menos da metade.
uB.
Pelo menos pra mim, Netflix tem se tornado cada vez mais menos interessante.1o: Geralmente conteúdo original da Netflix é sofrível! É raro pegar um filme Netflix e gostar. A maioria das séries eu abandono na metade de tão cansativo q vai ficando.2o: Por mais q série seja legal, um bom filme, daqueles q faz a gente dar aquela refletida no final tem se tornado cada vez mais raro.3o: Tá só aumentando o valor dessa mensalidade, por mais q dê pra dividir, a concorrência tá aí, custando menos da metade.
Andre Kittler
Nao tem propagandas no youtube. E claro, além disso.... não importa na pratica :)
Luigi Lambri
Ninguem sabe
Wait... I know you
O que é que tem de relevante no YouTube Premium?
Luigi Lambri
Curto serie mas nada melhor que parar pra ver algo rapido com historia fechada, ter que ficar 10 horas vendo algo pra chegar no final cansa.
Harry Specter
Primeira coisa que eu pensei. Kkkkkkkkk
Felipe Xavier
Cê jura? Muito obrigado, eu não conhecia essa função! Valeu mesmo, vou assistir vários filmes agora.
Daniel_F
Tem um recurso pouco conhecido na netflix que ao abrir o app no dia seguinte o filme começa de onde parou
Felipe Xavier
Mas e se isso mostrar que o público prefere assistir a seriados do que filmes pelos streamings? Eu e vários amigos preferimos/temos mais disponível 1h por dia pra assistir uma série e não 2h - 2h30 pra ver um filme.
Trovalds
https://uploads.disquscdn.c...