Início » Aplicativos e Software » Windows 10 Mobile perde suporte da Microsoft e não recebe mais atualizações

Windows 10 Mobile perde suporte da Microsoft e não recebe mais atualizações

Microsoft encerra suporte ao Windows 10 Mobile e pede que clientes migrem para iPhone ou celulares Android

Felipe Ventura Por

A Microsoft avisou que iria encerrar o suporte ao Windows 10 Mobile em dezembro de 2019, e o prazo enfim está chegando: a partir desta terça-feira (10), o sistema deixará de receber novas atualizações de segurança. No entanto, os celulares continuarão a funcionar, assim como a loja de aplicativos; e será possível criar novos backups de dispositivo até março de 2020.

MIcrosoft Lumia 950

O Windows 10 Mobile vem recebendo atualizações de segurança nos últimos meses para o kernel, Microsoft Edge, BitLocker, entre outros. No entanto, o sistema não ganha recursos desde 2017, quando o Fall Creators Update (versão 1709) trouxe novos emojis e suporte a desbloqueio com autenticação de dois fatores.

Por mais que o Windows 10 Mobile perca suporte, ele não deixará de funcionar. Além disso, será possível criar novos backups de dispositivo, de forma automática ou manual, até 10 de março de 2020; e fazer restauração a partir de um backup "por até mais 12 meses após o fim do suporte", explica a Microsoft.

No entanto, ela pede que seus clientes migrem para o Android ou iOS, incluindo empresas que adotaram celulares com Windows 10 Mobile Enterprise.

WhatsApp e Office perdem suporte no Windows 10 Mobile

A Microsoft também avisou que os aplicativos da suíte Office perderão suporte em 12 de janeiro de 2021 no Windows 10 Mobile. Depois dessa data, não haverá mais correções de segurança para o Word, Excel, PowerPoint e OneNote nesse sistema operacional. Os apps para Android, iPhone e iPad não são afetados e continuam a receber atualizações.

Por sua vez, o WhatsApp lembra que o aplicativo deixará de funcionar em "todos os sistemas operacionais Windows Phone" em 31 de dezembro de 2019. Isso engloba o Windows 10 Mobile e Windows Phone 8.1, que perdeu suporte da Microsoft em julho de 2017.

Bill Gates afirmou este ano que a derrota para o Android foi seu maior erro, porque o mercado de smartphones "era algo natural para a Microsoft conquistar". O empresário disse que ficou "muito distraído" com o processo antitruste aberto pelo governo dos EUA no final da década de 90; sem isso, "estaríamos mais focados em criar o sistema operacional para celulares".

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brunocabral

Encostei sim, interfaces confusas, lentidão e bugs, só os modelos acima de 2 mil tem boa experiência (exceto usados e afins). Entretanto já foi pior.

jacob

Dá pra ver que você nunca encostou em um Samsung nos últimos 4 anos.

Daniel Pita

entendi. valeu!

brunocabral

A minha é uma idade normal, já a sua é de uma criança de 5 anos.

Celso

Mas, de certa forma, foi o próprio consumidor que decidiu que ter duas plataformas móveis era melhor.
Os desenvolvedores, também.

Eduardo

Eu não compraria um, tendo em vista que a própria Microsoft já admitiu ter perdido essa guerra.

Eduardo

Alguns pontos:
1º) A Microsoft comprou a Nokia já com um bom sistema, com boas críticas e aceitação (MeeGo) e o matou logo de cara.
2º) A Microsoft foi incompetente com o Windows Phone, principalmente no hardware, vendendo celulares grossos, pesados e com uma série de especificações técnicas inferiores diante da concorrência.
3º) Quem seria louco de apostar nos novos smartphones da Microsoft se ela já admitiu ter perdido o bonde dos celulares?
4º) Sim, qualquer Windows Phone ainda é rápido e fluído como um todo, mas ele tem certas limitações de design e deixa a desejar no desempenho específico do navegador de internet (resultado da pouca RAM).
5º) Apesar de tudo, qual celular Android (com a mesma idade dos Windows Phone) que ainda recebem atualizações oficiais???? Certamente NENHUM! Nenhum celular teve um suporte OFICIAL maior do que o Windows Phone (que durou bastante tempo). Por outro lado, os Androids velhos (sem suporte há um bom tempo) ainda rodarão o Whatsapp, mas o Windows Phone (que recebeu atualizações muito mais recentes) deixarão de funcionar.

小岩井

O pior é que os sistemas GNU/Linux têm uma otimização muito boa, eu tava com um notebook muito velho aqui e botei o Xubuntu pra fazer internet banking, ficou massa, com qualquer Windows vc tinha que esperar quase 10 minutos pra conseguir abrir um navegador nele

Daniel Pita

Minha idade mental é 5, a sua deve ser 80, pelo nível de arrogância. Bjos

Daniel Pita

kkkkkkkkkkkkkkkkk pra você [edit

Daniel Pita

Obrigado pela informação, meu caro.

Daniel Pita

A ideia do Ubuntu até que teve uma boa intenção. Mas partiu do Ubuntu, aí já viu...

小岩井

Cara, eu não tenho 1400 pra dar em um celular. Muita gente também não tem.

Mesmo se eu tivesse eu não daria porque pra mim e pro meu uso não vale a pena. Eu não sou um usuario avançado de celular e nem gosto muito de usar celular, só uso pra olhar umas parada que não tem como fazer no PC ou não tão bem (como Whatsapp e Instagram)
Eu entendo o que vc tá falando, o valor é bom pro hardware oferecido mas o negócio é esse, eu não vou usar tanto pra fazer valer o dinheiro.
Só fico chateado por causa disso, na epoca que eu usava muito Windows, que a comunidade era ativa e tudo mais, era daora porque eu conseguia fazer tudo o que necessitava nele e só pegava os low end, quase não gastava nada com celular.

E não to falando merda, só to comentando que seria legal se a Google desse uma olhada mais especial ao mercado low end e ao quase mid, o Android Go é interessante mas seila, não parece ser uma solução muito boa.

小岩井

Eu passei um ano usando tranquilamente um Lumia 620 que tinha specs piores que um Gran Duos, quase nunca travava e/ou fechava nada em minha cara, o sistema funcionava muito bem.
Meu Windows é 10 porque PC é algo que eu gosto de usar, por isso pra mim vale mais a pena investir.
Celular eu não sou muito fã, por isso q eu curtia os Lumia, pq eu conseguia um celular bem compatível pro meu uso e bem baratinho.

Fique calmo rapaz, eu não to tretando com ninguém aqui, só to conversando numa boa

小岩井

Po galera, parem de dar downvote no brother, ele falou isso dai zuando ehauehauhehaue

Exibir mais comentários