O Instagram começou em abril um teste que esconde dos seguidores a quantidade de likes que uma foto recebeu. A mudança foi divulgada como uma forma de garantir bem-estar aos usuários, mas o objetivo pode ter sido unicamente aumentar o engajamento na plataforma.
- Facebook deixa de exigir número de celular para recuperar senha
- Como saber quem não aceitou sua solicitação no Instagram
Segundo três ex-funcionários do Instagram ouvidos pela CNBC, a empresa acredita que, se as curtidas não ficarem públicas, os usuários estarão inclinados a postar mais fotos. Os relatos, feitos em condição de anonimato, contrariam declarações de representantes da rede social.
Em abril, durante o F8, conferência do Facebook para desenvolvedores, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, relacionou a decisão de esconder as curtidas com o desejo da rede social de liderar “a luta contra o bullying online”.
“É porque queremos que as pessoas se preocupem menos com o número de curtidas que estão ganhando no Instagram e gastem um pouco mais de tempo com as pessoas com quem se importam”, afirmou Mosseri, na ocasião.
Em outubro, durante uma conferência da Wired, o executivo voltou a tratar do assunto. “A ideia é tentar tirar a pressão no Instagram, torná-lo menos competitivo, dar às pessoas mais espaço para se concentrarem em se conectar com as pessoas que amam e com as coisas que as inspiram”.
“Nosso interesse em esconder curtidas realmente é apenas tirar a pressão do Instagram para jovens”, afirmou Mosseri, em novembro no Twitter. Naquela ocasião, ele chegou citar as consequências que a medida poderia trazer ao engajamento.
“Isso provavelmente afetará o quanto algumas pessoas se envolvem no Instagram, provavelmente curtindo um pouco menos e postando um pouco mais, mas a principal coisa que estamos tentando aprender é como isso afeta o modo como as pessoas se sentem”, publicou.
Relatos confirmam suspeitas contra Instagram
A suspeita de que a decisão de esconder os likes tinha o objetivo de aumentar a interação dos usuários surgiu ainda em abril, quando o engajamento estava em baixa. O assunto, no entanto, nunca chegou a ser tratado publicamente pelo Instagram.
Os três ex-funcionários indicam que as equipes de crescimento e ciência de dados do Facebook, dono do Instagram, tinham em mente apenas o engajamento. Para a empresa, o fim das curtidas deixaria os usuários menos conscientes de que uma foto teve poucas curtidas e os faria publicar mais.
Com mais conteúdo, usuários passariam mais tempo rolando o feed e, consequentemente, o Instagram aumentaria sua receita com anúncios. Ao informar que deixaria de exibir curtidas, a plataforma indicou que a mudança não passava de um teste.
E, aparentemente, não há uma conclusão sobre o que acontecerá. Há alguns dias, a rede social voltou a exibir o número de likes para alguns usuários. “Iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram”, apontou uma nota da empresa.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
vc que pensa... caso vc nao viu, entao nao acompanha as coisas no geral... a ingenuidade no caso ta sendo vc mesmo.
so pra ver um de imediato, comentário aqui embaixo, uma pessoa falou que acreditou... entao....
Igual as sacolas de pano em supermercados ...
Não foram poucos, rs... Teve até artigo defendendo (mesmo que de maneira envergonhada)... rs
https://epoca.globo.com/soc...
https://www.purebreak.com.b...
https://tab.uol.com.br/noti...
kkkkkkk
Eu nem tenho. Estou mais feliz assim.
dá o quê???
Novamente um caso de "uma coisa não anula a outra"
Tirar a pressão de quem posta só pensando em número de curtidas faz com que se poste mais. Diminui o número de alcance de uma única foto, mas aumenta o tempo gasto na rede.
Diminui a curtida de manada, onde as pessoas só curtem pq muitos curtiram e aumenta o tempo gasto procurando oq curtir.
Pode de certa forma ser comparado com uma empresa voltada pra classe a e b que cria uma divisão pra classe c, da chance de pessoas com menos dinheiro comprarem, mas ao mesmo tempo se ganha mais dinheiro.
Teve céticos sim, até pq o facebook deixou bem claro que os dados continuariam lá na plataforma para eles usarem.
Sem contar que o histórico do Zuckerberg sempre foi pensar somente no que é bom para ele e para o Facebook o resto podia se explodir. Foi assim com a relação com os sócios, no caso da Cambridge Analytica, na venda de dados de usuários por centavos de dólar, na fraude envolvendo as visualizações de vídeos, etc.
Acredito que seja do bom senso, e de ter tempo, eu dou 3 rolada no face fico entediada, tenho twitter, insta essas coisas ai nem uso, de vez em quando assisto alguma coisa bacana no youtube...
Meu maior empecilho? Tempo, e me falta... dai o que sobra quero dormir mesmo.
Exato. É que algo que comumente se usa em várias áreas. Você pega um informação séria, cria uma pesquisa ou procura qualquer pesquisa infundada ou não confirmada e junta isso à informação séria. Assim a falsa ideia ou não comprovada, é validada pela informação séria e fica tudo certo.
Empresa malvadona: parte 2645564564
Ingênuo da sua parte é achar que alguém realmente achou que o Instagram (By FACEBOOK) estava sendo bonzinho! rs.... (sério mesmo!)
A última vez que rolei o feed do Facebook foi há 6 meses!! hahahaah!
Eu prefiro do jeito que está. Embora ache que o impacto disso na tentativa de tornar o Instagram menos tóxico,seja mínimo. Particularmente,me sinto em paz quando o assunto é rede social. Exibicionismos,30 fotos por semana, 50 stories por dia,adicionando/aceitando Deus e o mundo? Ja foi...Já era... Realmente só tem pessoas que conheço/tive algum contato mais sólido e só posto uma foto a cada 2-3 meses. E estou muito feliz assim.
Mds, então vc foi muito inocente.
Até parece q não conhece o Facebook. Hahaha
E funcionou, eu mesmo comecei a postar muito mais kkkk
Eu acreditei. Usaram um bom argumento,bem contextualizado. Inclusive não vi ninguém usando o argumento de que tudo não passava de uma falácia. Todos viram com bons olhos...
Mas não foi ingenuidade. Eles usaram um belo argumento ,dentro de um contexto realmente real na sociedade.
Ingenuidade pensar que é para o bem estar dos usuarios! O que youtube, face, insta e tinder puderem fazer para viciarem seus usarios nas suas plataformas, ela farão, a custo de qualquer coisa, inclusive saude emocional, auto estima e todas essas paradas desses tempos insanos...Por isso tô parando de usar essas merdas, pois eu viciei e nao nego, e só me trouxe preju..
A minha conta é privada, unicamente para pessoas que eu conheço. Logo, com contagem de likes ou não, penso que quem quer curtir vai fazê-lo independentemente desse detalhe.
A minha vida é monótona demais para exibi-la na rede social. No meu FB, só tem 3 fotos minhas. Uma delas é essa do perfil do disqus, que também é a foto do perfil do próprio Facebook e Twitter. Foi a única que ficou boa. Fazer o quê? 😂
Oh Céus! Santa charlatonice, Batman!
O Instagram (aka, Facebook) não é uma empresa boazinha que só quer o bem da sua comunidade de usuários? E agora, quem poderá nos salvar?
kkkkkkkkkkkkkkk... O nível de ingenuidade das pessoas me constrange! rs... (sério mesmo!)
Ora, ora... Temos um Xeroque Rolmes aqui
eu gostava dos liks rsrs
Não está.
Alguém realmente acreditou que era para melhorar a saúde mental dos usuários???
eles quebraram quem vendia isto de forma automatizada, e conseguentemente que revendia estes serviços muitos inclusive aqui no brasil
Por mais quanto tempo o Facebook vai resistir a mídias negativas corriqueiras? Estão longe de perder o domínio do mercado ou qualquer coisa do tipo, mas tenho a sensação que a percepção das pessoas com relação a marca e o engajamento nas redes está gradativamente caindo.
Possuo o perfil perfeito de quem não quer/precisa de uma conta no Instagram: não me interesso por fotos de outras pessoas e sou feio para postar minhas próprias.
Estão tão preocupado com numero de like, que na versão WEB, permanece a contagem