Início » Internet » Instagram estaria escondendo likes apenas para aumentar engajamento

Instagram estaria escondendo likes apenas para aumentar engajamento

Segundo ex-funcionários, foco do Instagram ao esconder curtidas era aumentar engajamento, e não garantir o bem-estar dos usuários

Victor Hugo Silva Por

O Instagram começou em abril um teste que esconde dos seguidores a quantidade de likes que uma foto recebeu. A mudança foi divulgada como uma forma de garantir bem-estar aos usuários, mas o objetivo pode ter sido unicamente aumentar o engajamento na plataforma.

Instagram

Segundo três ex-funcionários do Instagram ouvidos pela CNBC, a empresa acredita que, se as curtidas não ficarem públicas, os usuários estarão inclinados a postar mais fotos. Os relatos, feitos em condição de anonimato, contrariam declarações de representantes da rede social.

Em abril, durante o F8, conferência do Facebook para desenvolvedores, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, relacionou a decisão de esconder as curtidas com o desejo da rede social de liderar “a luta contra o bullying online”.

“É porque queremos que as pessoas se preocupem menos com o número de curtidas que estão ganhando no Instagram e gastem um pouco mais de tempo com as pessoas com quem se importam”, afirmou Mosseri, na ocasião.

Em outubro, durante uma conferência da Wired, o executivo voltou a tratar do assunto. “A ideia é tentar tirar a pressão no Instagram, torná-lo menos competitivo, dar às pessoas mais espaço para se concentrarem em se conectar com as pessoas que amam e com as coisas que as inspiram”.

“Nosso interesse em esconder curtidas realmente é apenas tirar a pressão do Instagram para jovens”, afirmou Mosseri, em novembro no Twitter. Naquela ocasião, ele chegou citar as consequências que a medida poderia trazer ao engajamento.

“Isso provavelmente afetará o quanto algumas pessoas se envolvem no Instagram, provavelmente curtindo um pouco menos e postando um pouco mais, mas a principal coisa que estamos tentando aprender é como isso afeta o modo como as pessoas se sentem”, publicou.

Relatos confirmam suspeitas contra Instagram

A suspeita de que a decisão de esconder os likes tinha o objetivo de aumentar a interação dos usuários surgiu ainda em abril, quando o engajamento estava em baixa. O assunto, no entanto, nunca chegou a ser tratado publicamente pelo Instagram.

Os três ex-funcionários indicam que as equipes de crescimento e ciência de dados do Facebook, dono do Instagram, tinham em mente apenas o engajamento. Para a empresa, o fim das curtidas deixaria os usuários menos conscientes de que uma foto teve poucas curtidas e os faria publicar mais.

Com mais conteúdo, usuários passariam mais tempo rolando o feed e, consequentemente, o Instagram aumentaria sua receita com anúncios. Ao informar que deixaria de exibir curtidas, a plataforma indicou que a mudança não passava de um teste.

E, aparentemente, não há uma conclusão sobre o que acontecerá. Há alguns dias, a rede social voltou a exibir o número de likes para alguns usuários. “Iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram”, apontou uma nota da empresa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rodrigues

vc que pensa... caso vc nao viu, entao nao acompanha as coisas no geral... a ingenuidade no caso ta sendo vc mesmo.

so pra ver um de imediato, comentário aqui embaixo, uma pessoa falou que acreditou... entao....

SignaPoenae

Igual as sacolas de pano em supermercados ...

José Vieira

Não foram poucos, rs... Teve até artigo defendendo (mesmo que de maneira envergonhada)... rs

https://epoca.globo.com/soc...

https://www.purebreak.com.b...

https://tab.uol.com.br/noti...

johndoe1981

kkkkkkk

Genumano

Eu nem tenho. Estou mais feliz assim.

Bil

dá o quê???

Juan Macial - DiarioJovem.com

Novamente um caso de "uma coisa não anula a outra"
Tirar a pressão de quem posta só pensando em número de curtidas faz com que se poste mais. Diminui o número de alcance de uma única foto, mas aumenta o tempo gasto na rede.
Diminui a curtida de manada, onde as pessoas só curtem pq muitos curtiram e aumenta o tempo gasto procurando oq curtir.
Pode de certa forma ser comparado com uma empresa voltada pra classe a e b que cria uma divisão pra classe c, da chance de pessoas com menos dinheiro comprarem, mas ao mesmo tempo se ganha mais dinheiro.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Teve céticos sim, até pq o facebook deixou bem claro que os dados continuariam lá na plataforma para eles usarem.

Sem contar que o histórico do Zuckerberg sempre foi pensar somente no que é bom para ele e para o Facebook o resto podia se explodir. Foi assim com a relação com os sócios, no caso da Cambridge Analytica, na venda de dados de usuários por centavos de dólar, na fraude envolvendo as visualizações de vídeos, etc.

Thanara Corrêa

Acredito que seja do bom senso, e de ter tempo, eu dou 3 rolada no face fico entediada, tenho twitter, insta essas coisas ai nem uso, de vez em quando assisto alguma coisa bacana no youtube...

Meu maior empecilho? Tempo, e me falta... dai o que sobra quero dormir mesmo.

phsodre

Exato. É que algo que comumente se usa em várias áreas. Você pega um informação séria, cria uma pesquisa ou procura qualquer pesquisa infundada ou não confirmada e junta isso à informação séria. Assim a falsa ideia ou não comprovada, é validada pela informação séria e fica tudo certo.

thejorsias

Empresa malvadona: parte 2645564564

thejorsias

Ingênuo da sua parte é achar que alguém realmente achou que o Instagram (By FACEBOOK) estava sendo bonzinho! rs.... (sério mesmo!)

Leandro Gonçalves

A última vez que rolei o feed do Facebook foi há 6 meses!! hahahaah!

Leandro Gonçalves

Eu prefiro do jeito que está. Embora ache que o impacto disso na tentativa de tornar o Instagram menos tóxico,seja mínimo. Particularmente,me sinto em paz quando o assunto é rede social. Exibicionismos,30 fotos por semana, 50 stories por dia,adicionando/aceitando Deus e o mundo? Ja foi...Já era... Realmente só tem pessoas que conheço/tive algum contato mais sólido e só posto uma foto a cada 2-3 meses. E estou muito feliz assim.

P. Herrera

Mds, então vc foi muito inocente.
Até parece q não conhece o Facebook. Hahaha

Exibir mais comentários