Início » Cultura » Tecnocast 131 - Guerra dos streamings

Tecnocast 131 - Guerra dos streamings

A Netflix está ameaçada na guerra dos streamings? Quem vence: empresas de tecnologia, de streaming ou de entretenimento?

Paulo Higa Por

Estamos vivendo uma guerra entre empresas de streaming, de tecnologia e de entretenimento. Há uma década, a Netflix revolucionou nossa maneira de assistir a filmes e séries em qualquer lugar, mas agora seu modelo de negócio está na mira de outras companhias, muitas delas com bastante experiência em produzir conteúdo.

Tecnocast 131 - Guerra dos streamings

Se antes a Netflix reinava no streaming de filmes e séries, hoje a disputa é forte com o Apple TV+, que está sendo oferecido de graça com milhões de novos iPhones; com o HBO Go, reconhecido por suas grandes produções; com o Amazon Prime Video, que torra dinheiro para crescer em todo o mundo, inclusive no Brasil; e com o Disney+, de propriedade de um ícone que lança sucessos de bilheteria há quase um século.

Quem ganha e quem perde na guerra dos streamings? Dá o play e vem discutir com a gente!

Participantes

Baixe o app do Tecnoblog!

Tecnoblog app

Agora é oficial! Lançamos o aplicativo do Tecnoblog para Android e iPhone! Esta é uma forma mais prática de acompanhar na palma da mão tudo o que fazemos por aqui: as notícias de tecnologia, os reviews detalhados de produtos, os episódios quinzenais do Tecnocast e muito mais.

Assine o Tecnocast

Edição e sonorização

Tecnocast é editado por Paulo Barba.

Arte da capa

Arte da capa feita pelos nossos amigos da Ilustrata! <3

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Assistente de Compras do TB

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joseilton Júnior

Atualmente pago pelo Prime Video através do Amazon Prime, mas uso o HBO GO e TC Play pela assinatura da Claro TV do meu pai.
Só uso os 3 na TV, pois não tenho paciência pra tela pequena, até mesmo de notebook. Consumir vídeo em tablet ou smartphone, nem pensar! Kkkk
Netflix ainda parece ser um bom serviço, mas está ficando caro. Como minha TV é 4K, dou preferência serviços que tenham conteúdo nessa qualidade. Então, para ter conteúdos 4K no Netflix, o valor sobe muito, e desisti.
Pretendo trocar a TV em fevereiro e provavelmente vai ser por um modelo com o Apple TV+, então, tendo a assinar também.

Thiago Mobilon

😂😂😂😂😂

Porto Velho

Aí a Netflix precisa de 500 e lá vai cacetada dolares de cada assinante pra conseguir pagar suas produções e vem o floquinho de neve dizer que se ela colocar propaganda, é porque tá sendo capitalista malvadona querendo explorar o assinante pra ter lucro absurdo e pipipi popopo.

Rafael Sá Jacques

Mobilon no 130: "nao mandem e-mail, mandem tweets, fica mais facil"
Expectativa: vão mandar tweet, fica rapidao, nao tem textão
Realidade: ouvinte cria uma thread com um monte de tweet
hahahahahahahahhahahhaha

thejorsias

AvistaZ, PrivateHD, Filelist.ro, PTP e BJtinha...

Jóckisan

A Netflix inovou e revolucionou o mercado com o seu modelo de distribuição de conteúdo. Mas agora, com os principais estúdios e empresas de tecnologia investindo no ramo de streaming com seu próprio conteúdo, resta à Netflix se reinventar e se readaptar ao novo momento. A estratégia dela de produzir cada vez mais conteúdo original é acertada, já que ela não poderá contar mais com os filmes e séries dos grandes estúdios, mas como disseram no podcast, o que os novos streamings têm que a Netflix não tem ainda é o fator nostalgia ou alguma marca grande e forte como a Disney e a Warner têm (e também, em menor escala, a Amazon, com o Senhor dos Anéis, mas que é uma franquia só, enquanto a Disney e Warner têm muito mais). Então, cabe a Netflix tentar mudar para se adaptar aos novos tempos. Apesar dela ter mudado a forma como consumimos filmes e séries, se o objetivo for criar histórias, marcas e franquias que fiquem na mente das pessoas por muitos anos, talvez seja a hora de se abrir um pouco mais ao mercado tradicional do cinema. Isso não seria regressão, seria se adaptar ao que o mercado exige no momento, porque ao mesmo tempo em que o streaming cresceu, também cresceram a quantidade de pessoas que estão indo ao cinema e consequentemente as bilheterias. Isso prova que o streaming não vai acabar com o cinema, são duas mídias que podem coexistir. Se a Netflix quiser continuar sendo relevante, e se quiser ter lucro, vai ter que rever alguns conceitos. Nesse ponto, a Amazon já é mais aberta.

7csP9tkb

pois eu já acho que a globoplay é muito promissora. Tem muita gente que adora novela e é ótimo pra rever aquele capítulo perdido. Fora que tem muitas minisséries que são muito boas. A Globo tem muito, muito conteúdo.

Renan Rufino

Um bundle de bundles <3 <3

André G

O que com certeza irá sobreviver será o torrent.
E tenho minhas dúvidas de até quando o GloboPlay irá se manter, pois não tem nada muito relevante sendo produzido por lá. Acho que a Globo deveria fazer um plano free com anúncios para conseguir mais usuários que possivelmente venham a se tornar premium, mesmo que fosse só com conteúdo exclusivo e liberando os episódios primeiro só pra quem assina o premium.

zephyr1an

quem sobrevive ? tenho minhas dúvidas sobre Netflix e HBO; Apple, Amazon e Disney tenho certeza que sim; Apple e Amazon porque têm os bolsos fundos, e Disney por causa do imenso catálogo (e porque é clássico nos EUA e no Ocidente em geral)