Chrome 79 avisa se sua senha está em vazamento de dados pessoais

Browser também melhorou o alerta sobre sites maliciosos ou que praticam phishing

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
alerta senhas google chrome 79

O Google está liberando a versão 79 do navegador Chrome a partir de hoje (10). Além de melhorias e correções de bugs reportados na versão anterior, o browser conta com uma ferramenta nativa que é capaz de alertar o usuário se sua senha vazou na internet.

A funcionalidade não é nova no navegador, ela já podia ser utilizada com ajuda de uma extensão. A diferença é que agora o aviso de senha vazada é nativo do programa e não depende de nenhuma ação do usuário, basta estar na versão 79 do Chrome e ter feito login com a conta do Google para sincronizar os dados com a nuvem.

Se uma senha for avistada pelo Chrome, um alerta aparecerá e oferecerá acesso ao banco de dados de senhas para que o usuário tome nota sobre quais foram comprometidas. Para saber se uma senha específica foi vazada, o browser utiliza tecnologia própria para comparar os dados salvos com os que foram vazados – o Google promete que a comparação é feita com criptografia e eu quero acreditar nisso.

Além disso, melhorias na proteção contra phishing foram adicionadas. A mais relevante faz uso de uma lista que é atualizada a cada 30 minutos, com nome de diversos endereços da internet que foram apontados como maliciosos ou por phishing. O Google diz que com a nova ferramenta de proteção, a detecção de sites maliciosos aumentou em 30%.

Por fim, se você utiliza mais de uma conta no mesmo Chrome, o ícone que representa o usuário ativo no momento está mais visível. Este recurso parece pouco importante, mas é crucial para, por exemplo, não salvar uma senha no usuário errado.

O Chrome 79 já deve estar disponível para todos os usuários, bastando reiniciar o navegador para a atualização ser instalada. A maioria dos recursos que comentei por aqui, como o alerta de sites maliciosos e sobre senhas vazadas, será liberada aos poucos.

Com informações: Google.

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados