O Google anunciou o lançamento do Android 10 para a plataforma Android TV, que tenta fazer sucesso, mas ainda está em pouquíssimos televisores lançados no Brasil. A maior novidade nem é a atualização, mas sim um novo dongle para desenvolvedores, que é chamado de ADT-3, que é plugado em uma entrada HDMI e que inicia o sistema em qualquer TV.
- Oi lança Streaming Box, caixinha de R$ 480 com 4K e Android TV
- Samsung diz que Micro LED é o futuro e não fala de Android TV
Trocando em miúdos, o ADT-3 é um Chromecast com esteroides, já que ele traz um processador de quatro núcleos Cortex-A53, 2 GB de RAM DDR3, que soa como algo bem fraco para um smartphone Android, mas que é capaz de reproduzir conteúdo em 4K com 60 quadros por segundo sem reclamar da vida. Ah, eu disse “Chromecast com esteroides” por motivos de: todo Android TV vem com a função de Chromecast embutida.
Infelizmente o aparelho não é uma prévia de produto que será lançado no mercado, mas sim uma plataforma para desenvolvimento que promete ser “o próximo passo em dispositivos Android TV”, diz o próprio Google. Ele é uma plataforma estável e que pode prever o hardware dos próximos meses, para que aplicativos possam ser testados e a compatibilidade deles com a plataforma seja atestada.
O ADT-3 estará disponível nos próximos meses (ano que vem, né) e a compra só poderá ser feita com um fabricante parceiro. O Google não disse quais são estes parceiros.
E o Android 10?
Ah, sim, o Android 10. A lista de novidades do Google é resumida em um único parágrafo:
Hoje, estamos trazendo o nível 29 da API Android com as recentes melhorias em desempenho e segurança feitas para o Android 10 em Android TV. Estamos animados em oferecer atualizações rápidas pelo Project Treble e mais segurança no armazenamento interno com dados criptografados do usuário. O TLS 1.3 por padrão também entrega maior desempenho e está de acordo com o padrão TLS. Além disso, o Android 10 inclui maior proteção em áreas críticas da plataforma.
É isso. Ao menos o Android TV já tem modo noturno na interface faz tempo, coisa de algumas versões antes do próprio Android para smartphones. Ufa!
Com informações: Google.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Eu tenho uma Sony X905F e o hardware é bom.. a Sony que deixou mal otimizado o Android.
Se vc recomenda uma mi box é porque não é uma porcaria de sistema. A sua tv é que talvez não tenha um hardware suficiente. Em tempo: tenho uma mibox e o sistema roda liso. Acho que podiam ter mais apps. Também tenho uma tv lg desse ano e não vejo diferenças de fluidez entre as duas.
Mais atualizado que a Mi Box S, que vem com o 8.1.
Filipe, funciona bem? Eu tenho uma Mi Box S, atualmente, mas tô interessado em uma TV da TCL. Você recomenda?
Comprei uma Sony TV ano passado com essa porcaria de sistema.. muuuuito lento até pra fazer coisas básicas como mudar o volume.. as vezes demora até 2 segundos pra mostrar a barrinha de volume na tela. Recomendo comprarem uma TV Samsung ou LG e se quiser os aplicativos Android compra uma Mi Box ou Nvidia Shield...
Mais um mercado que o Google poderia dominar, pra fica dando passos pequenos e lentos, quando vê ninguém mais usa suas soluções e muda o nome do sistema pra ver se engana algum desavisado
Google e suas gambiarras, tsc...
bacana, então provavelmente receberá o 10 futuramente
Falei agora com o suporte. Resposta:
ainda não esta disponivel, no post do google tem o seguinte: "ADT-3 will be made available to developers in the coming months for purchase online through an OEM partner."
provavelmente deve ser a 8
Comprei uma TCL 55p8m, estou esperando chegar... Qual a versão atual do Android que vem nas TCL?
Será que o 10 chega? Se nem o 9 chegou ainda.
E as TVs da TCL no Brasil, a maioria vem com Android TV, será que recebem atualização?
sou desenvolvedor, onde compra?
estamos a espera, diz a lenda que já tem um update para o 9 no beta
A agora é esperar que um dia chegue pra mi box tv.