Início » Celular » Android 10 chega ao Android TV junto de um novo kit de desenvolvimento

Android 10 chega ao Android TV junto de um novo kit de desenvolvimento

O Google promete atualizações mais rápidas para a plataforma e é basicamente só isso mesmo

André Fogaça Por

O Google anunciou o lançamento do Android 10 para a plataforma Android TV, que tenta fazer sucesso, mas ainda está em pouquíssimos televisores lançados no Brasil. A maior novidade nem é a atualização, mas sim um novo dongle para desenvolvedores, que é chamado de ADT-3, que é plugado em uma entrada HDMI e que inicia o sistema em qualquer TV.

Kit de desenvolvimento para Android TV

Trocando em miúdos, o ADT-3 é um Chromecast com esteroides, já que ele traz um processador de quatro núcleos Cortex-A53, 2 GB de RAM DDR3, que soa como algo bem fraco para um smartphone Android, mas que é capaz de reproduzir conteúdo em 4K com 60 quadros por segundo sem reclamar da vida. Ah, eu disse “Chromecast com esteroides” por motivos de: todo Android TV vem com a função de Chromecast embutida.

Infelizmente o aparelho não é uma prévia de produto que será lançado no mercado, mas sim uma plataforma para desenvolvimento que promete ser “o próximo passo em dispositivos Android TV”, diz o próprio Google. Ele é uma plataforma estável e que pode prever o hardware dos próximos meses, para que aplicativos possam ser testados e a compatibilidade deles com a plataforma seja atestada.

O ADT-3 estará disponível nos próximos meses (ano que vem, né) e a compra só poderá ser feita com um fabricante parceiro. O Google não disse quais são estes parceiros.

E o Android 10?

Ah, sim, o Android 10. A lista de novidades do Google é resumida em um único parágrafo:

Hoje, estamos trazendo o nível 29 da API Android com as recentes melhorias em desempenho e segurança feitas para o Android 10 em Android TV. Estamos animados em oferecer atualizações rápidas pelo Project Treble e mais segurança no armazenamento interno com dados criptografados do usuário. O TLS 1.3 por padrão também entrega maior desempenho e está de acordo com o padrão TLS. Além disso, o Android 10 inclui maior proteção em áreas críticas da plataforma.

É isso. Ao menos o Android TV já tem modo noturno na interface faz tempo, coisa de algumas versões antes do próprio Android para smartphones. Ufa!

Com informações: Google.

Mais sobre: ,