Lançado em 2016 como um promissor concorrente para o Slack, o Microsoft Teams vem ganhando cada vez mais participação no mercado. Em breve, esse cenário poderá ficar ainda mais favorável para o serviço. Isso porque a Microsoft está lançando uma versão da ferramenta para Linux.
- Como funciona o Microsoft Teams [rival do Slack]
- Por que as empresas estão trocando o Slack por outros?
Trata-se de uma versão experimental, mas que aparenta ser bastante funcional. Ela está disponível publicamente no site do Microsoft Teams em pacotes .deb e .rpm de 64 bits. Com isso, o serviço passa a cobrir todas as principais plataformas do mercado: Windows, macOS, Android, iOS e, agora, Linux.
A interface remete às versões já existentes do Microsoft Teams. Todas as principais funcionalidades estão lá, incluindo recursos para videoconferências, chamadas e trabalhos colaborativos online em documentos.
É claro que, por ainda não estar em versão final, o Microsoft Teams para Linux pode apresentar falhas ou inconsistências. A companhia afirma, porém, que está trabalhando para deixar tudo nos conformes. Os usuários poderão dar feedback no fórum do Microsoft Teams.
Um detalhe que chama atenção — e que é enfatizado pela própria Microsoft — é que esta é a primeira ferramenta do Office 365 a ser disponibilizada para Linux. A companhia não revelou, porém, se pretende levar softwares como Word, Excel e PowerPoint para a plataforma.
Que fique claro que não é necessário ter uma assinatura do Office 365 para usar o Microsoft Teams. A ferramenta é gratuita mesmo para não assinantes e traz funções básicas. Existe uma versão paga que oferece mais capacidade de armazenamento e integração com diversos serviços.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
"portar" uma aplicação Electron não é "mérito"
mérito haveria se ela portasse uma aplicação nativa do desktop Windows para Linux
mas não existe razão de mercado para ela fazer isso, visto que o mercado de desktops Linux é praticamente inexistente (não é totalmente inexistente, já que é possível comprar um desktop Dell com Linux instalado)
compare com aplicações server: existe razão mercadólogica para o porte, que são as vms Linux rodando na Azure, por isso a MS portou o SQL Server para Linux (e neste caso imagino que tenha sido um trabalho verdadeiro de porte)
O que não diminui o mérito, já que também é open-source. Microsoft é open-source agora :D
Office tem até na web, porque não levariam? Pagando a assinatura ta valendo.
Sim, um discord com algumas funções extras e integração com Office 365.
essa aplicação é desenvolvida na plataforma Electron (Chromium + Node.js) então ela já é quase automaticamente cross-platform, o esforço pra rodar no Linux é praticamente zero....mesma coisa do Visual Studio Code
Fato.
É tipo um Discord, só que pra trabalho?
Pra empresas seria um custo a menos. Em vez de pagar sistema+office, só pagariam o Office.
Pior que em uma das minhas inúmeras tentativas acho que consegui rodar no 18.04. O que mata mesmo é a dependência lazarenta do java e IE, já que browser nenhum que se prese ainda dá suporte a isso.
2020 será o ano do Linux
Não seja radical, rs... o Writer segura as pontas legal... rs
Estamos no mesmo pacote deb/rpm ... rs
Nem me fale, rs... Até o Ubuntu 16, consegui fazer funcionar a partir daí o pacote deb do certisign não funciona mais... rs
Tokens de certificados da Huelândia? Espera sentado. Até hoje todos exigem Internet Explorer e applet Java pra baixar e instalar o certificado A1.
A galinha dos ovos de ouro agora se chama Azure.
Nossa, um sonho que os desenvolvedores de token fizessem o mesmo. Isso dificulta demais qualquer migração pro linux
Falta o Word e drivers de token pra eu migrar pro Linux
Se levarem será um tiro de 12 no Windows para usuários "comuns".
É, não é à toa q eles apoiam a Linux Fundation.
Agora duvido levarem a galinha dos ovos de ouro: O Office. 😂
O ano do Linux no Desktop... rs!
Brincadeira à parte, bem legal essa, nem tão nova, guinada da microsoft rumo ao desktop linux... Se os desenvolvedores de tokens fizessem a mesma coisa quem sabe "minha vida de suporte" ficaria menos trabalhosa, rs...