Início » Telecomunicações » Anatel alertará sobre operadoras ruins de celular e banda larga na sua cidade

Anatel alertará sobre operadoras ruins de celular e banda larga na sua cidade

Clientes de operadoras com nota baixa na Anatel poderão cancelar serviço sem pagar multa por fidelidade

Lucas Braga Por

A última reunião do conselho diretor da Anatel não conseguiu estabelecer uma decisão sobre o leilão de frequências para o 5G, mas aprovou o novo Regulamento de Qualidade: as operadoras serão classificadas com selos de qualidade indo de A até E; os clientes de empresas com nota baixa poderão cancelar o serviço sem pagar multa por quebra de contrato.

Fachada da sede da Anatel

A classificação será baseada em três índices: qualidade do serviço, qualidade percebida e reclamação dos usuários. Isso resultará em uma nota de 1 a 5 estrelas. A Anatel estabelecerá um selo de qualidade anual por município, estado ou nacional, permitindo que o consumidor escolha a operadora com melhores indicadores em cada região.

Estes serão os níveis:

  • Selo A (azul): 5 estrelas
  • Selo B (verde): 4 estrelas
  • Selo C (amarelo): 3 estrelas
  • Selo D (laranja): 2 estrelas
  • Selo E (vermelho): 1 estrela

Cliente de operadora ruim pode cancelar sem pagar multa

O rebaixamento da prestadora para os selos D e E configura descumprimento de obrigação contratual, e nesse caso os consumidores podem cancelar o serviço sem pagar por multa de fidelidade. Além disso, as empresas com baixa classificação podem ser obrigadas a adotarem medidas específicas, como indenizar os consumidores ou apresentar um plano de ação.

O novo regulamento de qualidade também estabelecerá um parâmetro para comprovar vício de qualidade na banda larga fixa, permitindo que os clientes afetados por problemas de internet possam cancelar o contrato sem pagamento de multa.

A Anatel diz que o modelo de regulação responsiva cria uma pressão concorrencial em favor da qualidade e um “possível constrangimento à prestadora que obtiver selos inferiores”. Para a agência, a simples divulgação “tende a promover pressão nas prestadoras por obtenção de melhores resultados”.

Com informações: Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pétrickson

por que eu acho q o quarteto fantástico(Cartelzão das teles) terá sempre as melhores notas? OI, VIVO, TIM E CLARO.

hamster

Vou te dizer que o fato era tão bizarro (eu passava uma duas horas por dia no telefone tentando resolver, direto desligavam na minha cara), e o fato da Anatel não ajudar em nada, que eu fiquei exausto de perder tempo e troquei de operadora.

ochateador

Nem pequenas causas resolveu ?

johndoe1981

Fibra é muito diferente de fiação de cobre, dificilmente dá problemas. A banda disponível do provedor é a mesma, mas a tecnologia da última milha faz toda a diferença.

Edison Volpe

Por enquanto basta estar numa das 50 ruas cobertas por fibra e contratar esse serviço. Fica a dúvida se é bom ou se está bom porque quase ninguém consegue contratar.

phsodre

Agora vou cancelar minha NET sem me preocupar com multa. Já uso a aproximadamente 8 anos. Era maravilhosa qnd chegou e agora só caiu de qualidade. Ainda mais com o roteador Wi-Fi de antena interna, que não segura uma conexão Wi-Fi, nem no cômodo em que está instalado!

johndoe1981

xDSL, a fibra é boa.

johndoe1981

A maioria das conexões Oi, Vivo e Tim por par metálico deve ser nota D ou E. Se bem que a Claro no cabo (HFC) também não é lá grandes coisas. Em resumo, fiação de cobre já deu o que tinha que dar. Provedores de fibra dificilmente darão dor de cabeça, FTTH é outra realidade.

McFake

Pois devíamos SEMPRE dar a menor nota, não importa a qualidade do serviço. Não é pq a sua internet funciona q a do vizinha vai funcionar tb, pelo menos assim criamos uma rede em que todos se beneficiam, menos as operadoras (que tem mais é q se fuder).

Felipe Xavier

Realmente não dá pra generalizar. Aqui na cidade a Claro/NET é a melhor. Em quase 1 ano não tive um problema, nem mesmo queda de conexão. Já a Algar que teve monopólio por anos, receberia o Selo F.

hamster

Bem na teoria. Na prática, a vivo passou 6 meses cobrando indevidamente o dobro da minha mensalidade e não baixava de jeito nenhum nem me ressarcia.

Passei um mês ligando pra Anatel diariamente, e a resposta era sempre a mesma: “caso a vivo não cumpra o prometido em contrato nos próximos dias, iremos pontuar negativamente a vivo em nosso sistema interno”. E só.

Vitor

Oi...?

Gabriel Naldis

ANATEL tá aí pra isso.

Lobo Solitário

Os manda chuva das operadoras nem devem saber o que significa constrangimento.

Thiago Zuando

Abri essa matéria e a mídia patrocinada do Google jogou como propaganda o pior lixo que já existiu aq em São João da Boa Vista/SP kkkk até rachei de rir.

Um lixo de operadora aparecendo nessa matéria. Vende 60mb, manda 10mb e acha q está certa. Será "E" e fechará as portas. Essa merece.

Exibir mais comentários