Início » Jogos » Xbox Series X: Microsoft revela nome e design do novo console para 2020

Xbox Series X: Microsoft revela nome e design do novo console para 2020

Xbox Series X (Project Scarlett) tem formato de torre e controle menor com botão Share; console será rival do Sony PlayStation 5

Felipe Ventura Por

A Microsoft revelou na quinta-feira (12) à noite mais detalhes sobre seu futuro console: o Xbox Series X, antes conhecido como Project Scarlett, tem um formato de torre, um controle ligeiramente menor com botão Compartilhar, e o dobro do poder gráfico do Xbox One X. Ele poderá ser posicionado na vertical ou na horizontal, e irá concorrer com o Sony PlayStation 5 em 2020.

O Xbox Series X deve ter 12 teraflops de potência gráfica: Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, diz em entrevista à GameSpot que o novo console tem o dobro do poder de GPU do Xbox One X (com 6 teraflops).

Ele usará um chip gráfico da AMD com arquitetura RDNA, processador com arquitetura Zen 2 e armazenamento em SSD. A Microsoft promete suporte a 4K em 60 quadros por segundo, podendo chegar a até 120 fps; ray tracing acelerado por hardware; taxa de atualização variável (VRR); e reprodução em 8K.

De acordo com a empresa, o Xbox Series X terá “um nível de desempenho nunca antes visto em um console”. Ele foi anunciado como o “console mais rápido e mais poderoso de todos os tempos”.

Xbox Series X pode ser posicionado na horizontal

Microsoft Xbox Series X

O design do Xbox Series X lembra um PC de torre. Segundo a GameSpot, ele tem a mesma largura do controle do Xbox One, e três vezes a altura: ou seja, ele tem aproximadamente 15,5 cm de largura e 30 cm de altura. Para comparar, o Xbox One original tem 7,9 x 33,3 cm, contra 5,3 x 30,5 cm do primeiro PlayStation 4 (“fat”).

Spencer garante que o Xbox Series X pode ser posicionado na horizontal; ainda assim, ele pode ser muito grande para alguns racks de TV. A Microsoft obviamente quer que os usuários deixem o console na vertical: ela colocou o logotipo do Xbox nessa orientação, e não divulgou nenhuma imagem dele na horizontal.

O logotipo do Xbox é o botão liga/desliga. A parte superior traz uma cor verde (pintada ou iluminada), e há o que parece ser um drive de disco — rumores dizem que a Microsoft prepara uma versão totalmente digital do console.

Xbox Wireless Controller é menor e tem botão Share

Microsoft Xbox Series X

Também foi anunciada uma nova versão do Xbox Wireless Controller, um pouco menor que o controle do Xbox One para “acomodar uma gama ainda maior de pessoas”, diz Spencer. Há um botão Compartilhar, com um ícone semelhante ao do Windows 10, para tirar capturas de tela e gravar vídeos de jogos.

Além disso, o novo Xbox Wireless Controller tem um controle direcional (d-pad) reprojetado: ele abandona o formato de cruz e adota estilo circular, semelhante ao do Elite Controller.

E há uma promessa de menor latência graças às tecnologias ALLM (Auto Low Latency Mode) e DLI (Dynamic Latency Input), que “tornarão o Xbox Series X o console mais responsivo de todos os tempos”. O acessório funciona com todas as gerações do Xbox One e com PCs rodando Windows 10.

Xbox Series X é retrocompatível e feito para a nuvem

Microsoft Xbox Series X

Phil Spencer, da Microsoft, anuncia o Xbox Series X no evento The Game Awards

O Xbox Series X é projetado para oferecer retrocompatibilidade com milhares de jogos, desde o primeiro Xbox e passando pelo Xbox 360; e para funcionar com acessórios antigos.

A Microsoft diz ainda que os jogos do Xbox Game Studios permitirão migrar conquistas e saves de uma geração para outra do console. Isso começa com Halo Infinite, a ser lançado em 2020.

Ah, e Spencer lembra que o Xbox Series X foi “projetado para um futuro na nuvem”. A Microsoft já testa o Project xCloud em alguns países, permitindo jogar Sea of Thieves, Gears 5 e Halo 5: Guardians em um celular Android fazendo streaming a partir da nuvem.

O Xbox Series X será lançado no final de 2020, mesma época em que a Sony começará a vender o PlayStation 5.

Microsoft Xbox Series X

Com informações: Microsoft, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio de Oliveira Silva

O ponto é exatamente esse. Quando disse isso, não quis dizer literalmente, claro que tem gente que compra pensando no GamePass. Mas o problema é que na maioria das vezes, as empresas tem prejuízo nos consoles, enquanto ganham com os jogos. Mas como o Microsoft (e as devs) vão conseguir lucrar com essas promoções de R$ 1 por mês? É inviável pra uma empresa do tamanho dela. Acredito que o GamePass foi uma estratégia pra não ficar tão atrás nessa geração, mas não sei como que a MS vai conseguir manter esses planos tão baratos sem vender jogos.

gbitte

Não tenho console nessa geração. Tô pensando em comprar na próxima o xbox por causa do GamePass. Mas importante vender console não dá dinheiro, é um lugar pra ela vender os serviços dela e não o contrário.

gbitte

Tenho PC,.nemhum console e tô pensando em pegar o novo xbox só por causo do pass

Alves73

Se os consumidores querem tanto que o console chegue ao desempenho de um PC gamer, não dá para reclamar do seu formato parecer um gabinete.

William Fogiatto

Provavelmente virá com fonte interna e uma boa refrigeração. Nada de alarmante, quem tem um rack pequeno pode ficar incomodado....

Mauricio 🐢 GIZPREMIUM™

Mas tem que abrir o controle,né? Do Xbox é mais fácil.

Leumas Ninguem

Bateria

Pilhas já foi a época pela mor de Deus

Leumas Ninguem

Pilhas são horríveis

Leumas Ninguem

Só trocar a bateria cara

Não é porque é interna que não pode ser substituída

gaminBulba

Fiquei interessado foi nesse novo controle.

Menor e com d-pad melhor? Show.

Baio-kun

Bom, considerando que ambos são PCs com W10 faz sentido, mas não sei se isso não canibalizaria as vendas do seX.

Milton Tavares

São controles definitivamente similares um ao outro, melhor ou pior depende do conceito de quem está jogando, não será um fator determinante para escolher um aparelho ou outro.

Milton Tavares

Concordo.

Acho bem bacana o controle da Sony, mas não seria um fator decisivo para determinar uma escolha, isso pq o controle do Xbox tbm é muito bom.

Milton Tavares

Seu comentário faz muito sentido, claro que a Sony devido ao longo tempo de mercado terá mais jogos para oferecer, mas uma maneira de tentar oferecer vantagens frente ao concorrente japonês séria melhorar os serviços online oferecidos, onde realmente a Microsoft supera a Sony, já nos controles sejo certa similaridades entre os dois oferecidos, porém no da Sony tem mais funcionalidades que no da Microsoft, jogando os dois são excelentes.

Milton Tavares

Não deixa de ser um benefício o game pass, mas o preço menor que um PS4 tbm ajudou na escolha.

Exibir mais comentários