Início » Aplicativos e Software » Microsoft libera atualização do Windows 10 por engano; saiba remover

Microsoft libera atualização do Windows 10 por engano; saiba remover

Microsoft lançou atualização do Windows 10 com recurso Autopilot para empresas; veja como remover KB4532441 do seu PC

Felipe Ventura Por

A Microsoft liberou uma atualização de um recurso empresarial para usuários domésticos do Windows 10: o Autopilot é usado por departamentos de TI para configurar novos dispositivos nas edições Pro, Enterprise e Education. Isso não prejudica o PC, mas se trata de algo desnecessário e que pode ser removido — veja como fazer.

Windows 10

Na última terça-feira (10), a Microsoft distribuiu uma atualização cumulativa para o Autopilot no Windows 10. Ela fazia parte do Patch Tuesday: trata-se de um update cumulativo, com correções de segurança e bugs, que a Microsoft costuma liberar na segunda terça-feira de cada mês.

Em um artigo de suporte, a Microsoft explica que a atualização KB4532441 do Autopilot estava disponível no Windows Update, porém foi removida "porque estava sendo oferecida incorretamente".

Ela também nota que "a atualização do Windows Autopilot não deve ser oferecida no Windows 10 Home", mas diz que "se você recebeu essa atualização e não usa o Autopilot, a instalação não afetará você".

O Autopilot é pensado para departamentos de TI: ele permite automatizar a configuração de PCs novos, instalando os programas necessários e registrando o dispositivo na rede corporativa. É possível até mesmo alterar a edição do Windows 10 que veio com o computador (fazendo o upgrade do Windows 10 Pro para o Enterprise, por exemplo).

Como desinstalar a atualização KB4532441 do Windows 10

Se o Windows 10 instalou o Autopilot por engano, não há problema em deixá-lo no seu PC. Mas, se você quiser removê-lo, é necessário estes passos:

  • siga o caminho Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Exibir histórico de atualização;
  • clique em Desinstalar atualizações;
  • na janela que aparece, selecione o item Atualizar para Microsoft Windows (KB4532441) e clique em Desinstalar na parte superior.

Com informações: Bleeping Computer.