Google pausa atualização do Chrome no Android por causar falha em outros apps

Google Chrome carrega páginas da web dentro de aplicativos para Android; atualização do navegador "esconde" dados do usuário

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O Google Chrome é usado para renderizar páginas da web dentro de vários aplicativos para Android. No entanto, uma atualização do navegador gerou caos em diversos apps por “esconder” dados do usuário que deveriam ter sido migrados para outra pasta — eles não foram apagados, mas não podem ser acessados. A empresa interrompeu o update enquanto investiga o problema.

A versão 79 do Chrome já chegou a 50% dos usuários no Android, confirma o Google. A distribuição foi interrompida para saber como o problema será corrigido: continuando a migração dos dados para as novas pastas, ou revertendo o processo e devolver os dados às pastas antigas.

Alguns aplicativos para Android funcionam basicamente como uma aba do Chrome em tela cheia: eles carregam toda a interface em páginas da web usando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript. É o caso do Twitter Lite, por exemplo.

O que aconteceu? No Chrome 79, o Google mudou o local onde ficam os dados de localStorage e WebSQL, dois tipos de armazenamento bastante usados ​​por webapps. No entanto, os arquivos não foram corretamente migrados de uma pasta para outra. Ou seja, eles não podem ser acessados pelo aplicativo, criando algumas dores de cabeça.

No fórum oficial para bugs do Chromium, o chefe da desenvolvedora BiblioEteca Technologies diz que os clientes não conseguem mais acessar dados armazenados localmente. A empresa oferece um app chamado NoMorePass que guarda senhas apenas no celular, sem sincronizá-las com a nuvem.

O desenvolvedor de Xadrez Grátis explica que os usuários não conseguem mais ver a quantidade de diamantes e boosters — isso é armazenado localmente. Enquanto isso, o Xadrez Online pede que os jogadores façam login de novo; quem jogava no modo convidado perdeu todo o progresso, pelo menos por enquanto.

Google ainda não sabe como vai corrigir falha do Chrome

“No momento, estamos discutindo a estratégia correta para resolver esse problema, que será uma das seguintes: a) continuar a migração, movendo os arquivos perdidos para seus novos locais; b) reverter a mudança, movendo os arquivos migrados para seus locais antigos”, explica Tobias Sargeant, engenheiro de software do Google, no fórum.

Enquanto isso, o engenheiro de software Richard Coles pede que os desenvolvedores não tentem resolver o bug por conta própria. Se o app salvar dados do usuário no novo local, ele poderá perder dados caso o Google reverta a migração.

No Android 10, o Google deixou de usar o Chrome como o navegador para renderizar conteúdo da web dentro de apps. Em vez disso, o sistema depende do WebView: é basicamente uma versão separada do Chrome, com tamanho menor e “menos bugs e casos especiais”, segundo a empresa. O problema que descrevemos acima afeta o WebView do Android 10 e o Chrome do Android 9 Pie e versões anteriores.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados