Como saber com quem você mais conversa no WhatsApp

Tem um jeito escondidinho de saber com quem você mais conversa no WhatsApp, acessando o Uso de Armazenamento

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp (Imagem: Pixabay)

Passa o dia todo teclando com os amigos? Tem um jeito de saber com quem você mais conversa no WhatsApp. Todos os dados ficam armazenados nas configurações do aplicativo e é algo fácil de encontrar, se você seguir os passos corretos no próprio celular. Vale lembrar que o sistema considera todas as mensagens enviadas e recebidas e também usa os dados sobre fotos/vídeos/arquivos trocados entre duas pessoas.

A resposta está no “Uso de Armazenamento” que arquiva as informações sobre as mensagens trocadas com cada um dos seus contatos (ou números não cadastrados).  

Como saber com quem a você mais conversa no WhatsApp

Como é isso? É necessário acessar as configurações do WhatsApp e, claro, ter acesso físico ao celular (não tente fazer isso pelo WhatsApp no PC ou Web, por exemplo).

  1. Abra o WhatsApp;
  2. No Android, toque no menu de três pontos e em configurações;
    No iOS, basta tocar em “Ajustes”;
  3. Selecione a opção “Uso de dados e armazenamento” (em ambos); 
  4. Ao abrir, o aplicativo pode apresentar “calculando…” para “Uso de dados e Armazenamento”. Espere encerrar e toque nesta opção (em ambos)/
  5. Feito isso, os contatos com quem você conversa ou troca links e arquivos vão aparecer em uma lista organizados por ordem decrescente de volume de dados.

Quem está no topo — seja uma pessoa ou um grupo (no caso do grupo, não específica o contato, mas sim o conjunto) — foi a conversa/chat em que o app mais encontrou dados sobre mensagens, fotos, vídeos e gravações de voz trocados com você.

Como apagar esses dados no WhatsApp?

Se você tocar no contato, pode obter ainda mais detalhes como os números exatos de mensagens de texto, contatos, localizações fixas, fotos, figurinhas (sim!), GIFs, vídeos, mensagens de áudio e documentos. Não é um bom lugar, no entanto, para ter acesso a esse histórico. Você não vê por este caminho, os arquivos propriamente ditos.

Como saber com quem a você mais conversa no WhatsApp

Se você não quiser deixar esses rastros, pode apagar tudo ou tipos de arquivos (principalmente fotos e vídeos, os mais pesados) tocando em “Liberar Espaço” no Android ou “Gerenciar” no iOS (iPhone). Depois, marque quais arquivos quer apagar.

Ressalvas sobre a lista de armazenamento do WhatsApp

A lista é organizada por volume em megabytes ou gigabytes de arquivos trocados. Quem está no topo pode ter enviado um único vídeo, áudio ou arquivo gráfico pesado e liderar o consumo do armazenamento do WhatsApp. Esse tipo de arquivo pesa mais que mensagens de texto. Um único vídeo pode corresponder há dias ou meses de texto.

Alguns tipos de arquivos estavam zerados (no Android) e eu tinha certeza que tinha conversado com essas pessoas no aplicativo. Isso pode acontecer em função da data do backup. Os outros tipos de arquivos, no entanto, seguiam com a contagem correta.

Como saber com quem a pessoa conversa no WhastApp

Se você quer saber com uma pessoa mais conversa no WhatsApp, é necessário ter acesso ao celular dela. E fazer isso, sem a autorização do usuário, é uma violação de privacidade. Há uma série de serviços oferecidos como “aplicativo espião” indicado para uso focado em crianças e adolescentes e monitoramento parental, sempre acompanhado de orientação às crianças. Se esse é o seu objetivo, entenda como esse tipo de app funciona e seus limites de uso com menores de idade ou funcionários.

Esses aplicativos são pagos e monitoram não só o WhatsApp como outras redes sociais. Revelam também quanto tempo os contatos conversam, além dos históricos de uso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados