A Qualcomm ofereceu à imprensa um dispositivo de referência para testar o desempenho do Snapdragon 865: a empresa promete um aumento de 25% na performance da CPU, e melhora de 20% no chip gráfico, se comparado à geração anterior. O chipset realmente atinge esses números e supera o Kirin 990, da Huawei, em vários benchmarks; porém, ele ainda fica atrás do Apple A13 presente no iPhone 11.
- Tudo sobre Snapdragon 865: 5G, câmeras de 200 MP, gravação em 8K e mais
- Comparativo: iPhone XS Max ou Galaxy S10+, qual é o melhor?
O AnandTech explica que o dispositivo da Qualcomm tem dois modos: “padrão” (default), que demora mais tempo até chegar ao clock máximo; e “performance”, que faz o Snapdragon 865 atingir picos de desempenho mais rápido. Normalmente, as fabricantes ajustam o chipset para funcionar entre um desses extremos.
No PCMark Work 2.0, que roda em dispositivos Android, o Snapdragon 865 faz bonito e ocupa o topo do ranking, se aproximando do Kirin 990 presente no Huawei Mate 30 Pro.
Nos testes do XDA Developers, o Snapdragon 865 ficou à frente do Kirin 990 em diversos benchmarks, incluindo Antutu, Geekbench e 3DMark, com diferença de até 45% em desempenho.
No entanto, o novo chipset da Qualcomm decepciona um pouco em se tratando de benchmarks da web como o Speedometer, WebXPRT e JetStream. Ele é apenas de 5% a 10% melhor que os antecessores Snapdragon 855 e 855 Plus, mesmo no modo “performance”, e fica muito atrás do Apple A13.
Snapdragon 865 tem desempenho gráfico até 22% maior
No 3DMark Graphics, os resultados do Snapdragon 865 estão mais alinhados com o que a Qualcomm prometeu para o chip gráfico: o desempenho é de 15 a 22% maior que no Snapdragon 855.
E no benchmark GFXBench Aztec High, a melhoria em relação ao antecessor é de aproximadamente 26%. Ainda assim, nos testes GFXBench, os três modelos do iPhone 11 ficam no topo do ranking em se tratando de desempenho máximo (peak).
O gráfico também menciona o desempenho sustentado (sustained), ou seja, após alguns minutos de uso, quando o chip tende a reduzir a velocidade para não esquentar demais o smartphone. O dispositivo da Qualcomm ainda não foi testado nesse critério.
Sobre o Snapdragon 865, o AnandTech diz que o avanço no desempenho está alinhado com o que a Qualcomm prometeu; “a questão é que isso não parece suficiente para acompanhar as grandes melhorias que a Apple conseguiu apresentar nas últimas duas gerações”.
O Snapdragon 865 é octa-core: são quatro núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz para tarefas simples, mais três Cortex-A77 de 2,42 GHz para apps mais exigentes, e um Cortex-A77 de 2,84 GHz para casos mais extremos.
Com informações: AnandTech, XDA Developers.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Engraçado esse Jetstream 2... os iOS na frente, incluindo um smartphone de 2016... hahaha
Uma outra abordagem para o mesmo tipo de teste: https://www.androidauthorit...
Esses testes são importante ja que a maioria das pessoas usam o smartphone para processar vídeos e fotos pesados. Já o restante, essa minoria, pode ficar feliz, já que no dia a dia nao tem diferença nenhuma.
Balão ver se ela começa a ser bem comparada constantemente até que dê um salto maior nas próximas gerações.
Quero logo q existe o modo desktop no Android e depois venha o Fuchsia p termos um PC de bolso finalmente!
Que época?
Snapdragon sempre vai ter problemas nessas comparações ao rodar num sistema Android que ainda respira Java em sua essência. Não a toa que Google desenvolve e estuda o tal Fuchsia como substituto.
Kramba, falou de processamento so da Iphone 7, 8, 10, 11 nos primeiros lugares. Apple 4 anos a frente na evolução de processadores.
Pau a pau com o A10.
Tá de parabéns.
O nome dessa diferença é otimização que o CPU é produzido pela mesma fabricante do celular e do sistema operacional
Eu lembro da época quando os SoCs Qualcomm e Samsung estava bem à frente do SoCs da Apple. Agora parece que isso se inverteu novamente. Fico imaginando quando a Apple lançar um Apple A da vida para os Macbook o quão poderoso ele será. Definitivamente o melhor SoC ARM, inclusive até o customizado da MS presente no Surface Pro X é inferior ao iPad Pro.