Google pode liberar agendamento do modo escuro no Android 11

Android 10 tem modo escuro nativo, mas não com ativação automática

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 10 - modo escuro

Com o lançamento do Android 10, o Google tratou de deixar claro que o modo escuro (dark mode ou, ainda, dark theme) veio para ficar: esse é um dos recursos de destaque da versão. Mas quem já usa a funcionalidade deve ter percebido que não é possível fazer o agendamento do modo escuro com base na hora do dia. No futuro Android 11, isso pode mudar.

  • 10 aplicativos com modo noturno [modo escuro, dark mode]
  • Como usar o Dark Mode no Mac [Modo Escuro]

Durante a fase beta do Android 10, o Google permitia que o usuário programasse o modo escuro para entrar em ação de acordo com o horário. Isso significa que, à noite, o sistema operacional podia exibir interfaces escuras automaticamente, por exemplo.

Porém, a versão final do Android 10 acabou sendo lançada sem que a ativação automática estivesse disponível. O Google justificou a retirada dizendo que a funcionalidade poderia afetar negativamente a experiência do usuário ao reiniciar repentinamente aplicativos em uso.

A companhia também explicou que o recurso exige que os aplicativos solicitem permissões de acesso à localização do usuário para o correto acionamento do modo escuro. Além disso, calcular corretamente quando o sol nasce ou se põe é um trabalho notoriamente difícil, de acordo com desenvolvedores da plataforma.

Essas limitações podem até existir, mas o iOS 13 conta com ativação automática de modo escuro, assim como interfaces para Android implementadas por alguns fabricantes (como a One UI, da Samsung), o que evidencia que soluções são possíveis.

Pois bem, uma atualização recente em um tópico sobre o assunto no Google Issue Tracker indica que os problemas relacionados à ativação automática do modo escuro foram solucionados.

O recurso só não estará disponível prontamente: o desenvolvedor do Google que publicou a mensagem se limitou a dizer que essa opção será disponibilizada em uma versão futura do Android — presumivelmente, o Android 11.

Bom, aqui fica valendo o “antes tarde do que mais tarde”, certo?

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados