Gboard, teclado do Google, parou de funcionar em alguns celulares Android

Teclado do Google dá erro "Gboard foi interrompido" e impede desbloqueio por senha em celulares Android; saiba como resolver

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 8 meses
Gboard

Alguns usuários do Android estão tendo dores de cabeça com o Gboard: o teclado do Google parou de funcionar desde a última segunda-feira (16), atrapalhando o uso do celular e até impedindo o desbloqueio por senha. Pior: o sistema às vezes não deixa trocar o teclado, exibindo a mensagem de erro “Gboard foi interrompido”. Listamos abaixo algumas formas de resolver esse problema.

“O Google está trabalhando para resolver o problema, que atinge um grupo de usuários”, diz a empresa em comunicado ao Tecnoblog. O bug provavelmente será corrigido através de uma atualização ao Gboard na Play Store.

As reclamações vêm se acumulando no fórum de ajuda do Google e nas resenhas do Gboard na Play Store. “Meu celular parou de funcionar, não consigo fazer nada, nem mesmo desbloquear, pois não consigo colocar a senha de entrada”, explica uma usuária.

A falha ocorre desde ontem, quando o Gboard foi atualizado na Play Store. Nas resenhas, diversos brasileiros se queixam do bug: “não está mais aparecendo o teclado pra poder desbloquear meu celular”; “parou de funcionar e não atualiza, travou meu aparelho”; “era bom, agora tá péssimo, nem abrir quer”.

As mensagens de erro “Gboard foi interrompido” ou “Gboard parou de funcionar” estão aparecendo em diversos celulares Android. “Após a atualização, aparece a mensagem ‘Gboard parou de funcionar’, com isso não consigo realizar o desbloqueio da tela e acessar qualquer coisa que esteja registrado nele”, diz um usuário.

Gboard e Swiftkey

Alguns usuários não conseguem trocar teclado no Android

O Android permite instalar e selecionar teclados de terceiros, mas até isso está dando problema: “já tentei mudar o teclado mas não consigo, qualquer ação que eu tente executar dá o erro ‘Gboard foi interrompido'”, explica um usuário no fórum do Google.

Uma possibilidade seria instalar o SwiftKey ou outras alternativas pela versão web da Play Store. No entanto, isso não adianta caso o smartphone esteja bloqueado: “até tentei baixar remotamente outro teclado, mas não consigo fazer a configuração para usá-lo”, diz um dos relatos.

A falha no Gboard acabou causando algumas consequências bem reais. “Meu celular é de uso profissional, para contatos, compromissos, pedidos de vendas, anotações, informações via WhatsApp”, diz um usuário. “Estou sem comunicação, só posso receber chamada mas não posso fazer chamada, pois tem que digitar a senha no teclado do Google que não aparece”, explica outra.

“O teclado não aparece mais… muito obrigado, Google, por me deixar sem um telefone de quase 3 mil reais”, lamenta um usuário na Play Store. O Gboard vem por padrão em dispositivos da Motorola, segunda maior vendedora de smartphones no Brasil; e pode ser instalado em celulares da Samsung, LG e outras marcas que têm apps próprios de teclado.

Como corrigir Gboard ou trocar de teclado no Android

Se você estiver tendo problemas com o Gboard e conseguir desbloquear seu celular, é possível fazer o seguinte:

  • vá em Configurações > Aplicativos > Gboard;
  • toque em Forçar parada;
  • vá em Armazenamento e toque em Limpar dados e Limpar cache.

Para trocar de teclado, faça o seguinte:

  • abra a Play Store no Android, procure por SwiftKey ou outro teclado alternativo, e faça a instalação;
    • se isso não funcionar, vá até play.google.com no seu computador e faça a instalação por lá;
  • siga o caminho Configurações > Sistema > Idiomas e entrada;
  • toque em Teclado virtual > Gerenciar teclados;
  • escolha um teclado que não seja o Gboard.

As instruções podem variar dependendo de sua versão do Android ou da personalização da fabricante.

Receba mais sobre Gboard na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados