Como ocultar seu story de pessoas específicas no Instagram

Tutorial mostra como ocultar Stories do Instagram para bloquear algumas pessoas de verem suas publicações na rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 1 semana
Imagem de um celular com o aplicativo do Instagram aberto na tela "Ocultar story e live"
Tenha mais liberdade ao privar algumas pessoas de ver seus stories no Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Ocultar seu story no Instagram é uma configuração de privacidade que esconde suas publicações de algumas pessoas. A medida afeta apenas Stories e não interfere em reels ou demais posts do feed.

Ao ocultar o story para alguém no Instagram, essa pessoa deixa de saber quando você publica um Stories. Mesmo que esse usuário entre no seu perfil para tentar ver o story, a pessoa não verá nenhum conteúdo ao tocar na foto de perfil.

Esse é um recurso útil para garantir mais liberdade na rede social. Dessa forma, você pode privar certas pessoas de verem o conteúdo de Stories que você publica sem tirar esses usuários da lista de seguidores.

A seguir, saiba como ocultar seu story para alguém no Instagram.

1. Acesse o menu principal do Instagram

Abra o app do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu perfil. Então, toque no ícone de três riscos, no canto superior direito, para abrir o menu principal da rede social.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram acessar o menu principal da rede social

2. Toque em “Ocultar story e transmissão ao vivo” no Instagram

Desça a tela do app até encontrar a seção “Quem pode ver seu conteúdo”. Selecione a opção “Ocultar story e transmissão ao vivo” para iniciar o processo de bloquear alguém dos stories.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram acessar o menu "Ocultar story e transmissão ao vivo"

3. Toque “Ocultar story” para ver como bloquear pessoas nos stories

Toque na opção “Ocultar story e vídeo ao vivo de” para acessar a página com o recurso para bloquear alguém de ver seus stories.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra acessar o menu "Ocultar story e vídeo ao vivo de"

4. Pesquise a pessoa para privar o story no Instagram

Toque no campo “Pesquisar”, na parte superior da tela, e digite o nome de usuário da pessoa – a arroba de identificação (@) – que você deseja ocultar o story do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram pesquisar o perfil de uma pessoa para ocultar o story

5. Oculte os seus stories de alguém no Instagram

Marque o círculo ao lado do perfil para privar a pessoa de ver seus stories no Instagram. Por fim, toque no ícone de seta para esquerda, no canto superior esquerdo, para finalizar o processo de ocultar stories de alguém.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram selecionar o perfil de uma pessoa para ocultar o story

A pessoa fica sabendo se eu ocultar o story no Instagram?

Não. O Instagram não envia notificações informando que você ocultou o seu story do Instagram para outra pessoa. É importante dizer que a pessoa ainda poderá ver os conteúdos do seu feed e interagir com seu perfil.

Tem como descobrir se alguém ocultou o story de mim no Instagram?

Algumas pistas indicam que alguém ocultou os stories do Instagram de você, mas não há como ter certeza. Então, observe os seguintes indícios:

  • Sumiço dos stories: os stories de uma determinada pessoa que postava com frequência deixaram de aparecer para você, mas o feed e os reels continuam ativos;
  • Mensagem “Story não disponível”: um amigo em comum enviou um story da pessoa em questão por DM, mas foi exibida a mensagem “Story não disponível”.

No último exemplo, vale dizer que essa é uma mensagem padrão do Instagram. Ela também é exibida quando o story expirou após 24 horas, ter sido enviado para a lista Melhores Amigos ou foi excluído.

Posso ocultar o story de quem não me segue no Instagram?

Sim, você pode ocultar os stories para pessoas que não seguem você no Instagram. Acesse as configurações e inclua o perfil na lista “Ocultar story e vídeo ao vivo de”. Entretanto, os não seguidores ainda podem ver o feed, reels e interagir com seu perfil.

Se você deseja ter mais controle de quem vê suas publicações, a melhor opção é deixar o perfil do Instagram fechado. Dessa forma, apenas os seguidores selecionados poderão ver os conteúdos compartilhados por você.

Qual a diferença entre ocultar e silenciar um story no Instagram?

Ao silenciar os stories de alguém no Instagram, você opta por não ver o que é compartilhado por um determinado perfil. Já ao ocultar os stories de alguém, você decide não deixar que uma pessoa específica veja suas publicações na rede social.

Tem como reexibir meu story para as pessoas no Instagram?

Sim, você pode reexibir os stories ao desmarcar as pessoas na lista “Ocultar story e vídeo ao vivo de”. Elas poderão ver os seus stories do seu perfil publicados nas últimas 24 horas, mas não é possível rever os conteúdos publicados durante o bloqueio.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados