Início » Aplicativos e Software » Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Assim como o Facebook, o Instagram vai sinalizar para todos as publicações que apresentam informações falsas

Victor Hugo Silva Por

O Facebook mantém há três anos parcerias com agências de checagem de fatos para reduzir o alcance de fake news. A iniciativa foi liberada em maio aos usuários do Instagram nos Estados Unidos, e agora, será disponibilizada em todo o mundo.

Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Assim como o que acontece no Facebook, as agências poderão sinalizar publicações com conteúdo falso ou parcialmente falso. Isso fará com que a foto ou o vídeo deixe de aparecer na aba Explorar e no feed que permite seguir uma hashtag específica.

O conteúdo falso, porém, ainda ficará visível em áreas como o feed principal do Instagram, o perfil de quem o publicou e os stories. A rede social informa que, nesses locais, os usuários receberão avisos de que o post foi revisado por terceiros.

Os alertas serão incluídos automaticamente em publicações que repetirem o conteúdo analisado pelas agências. Além disso, eles reunirão links para a checagem e outros artigos que comprovem que o post apresenta uma informação falsa.

As informações apontadas como falsas no Facebook também terão o aviso no Instagram, e vice-versa. A ideia é que as agências revisem publicações consideradas suspeitas pelos algoritmos ou denunciadas pelos usuários.

Apesar dos esforços para reduzir o alcance de fake news, o Instagram afirma que "o conteúdo original de políticos não é enviado para checadores de fatos". Esta é uma posição que havia sido demonstrada pelo Facebook em setembro.

Na ocasião, o vice-presidente de relações internacionais da companhia, Nick Clegg, adiantou que a rede social não seria tão rígida com falas controversas de políticos. "Não é nosso papel intervir quando os políticos falam", afirmou o executivo.

Com informações: Facebook, Mashable.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação