Início » Aplicativos e Software » Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Assim como o Facebook, o Instagram vai sinalizar para todos as publicações que apresentam informações falsas

Victor Hugo Silva Por

O Facebook mantém há três anos parcerias com agências de checagem de fatos para reduzir o alcance de fake news. A iniciativa foi liberada em maio aos usuários do Instagram nos Estados Unidos, e agora, será disponibilizada em todo o mundo.

Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro

Assim como o que acontece no Facebook, as agências poderão sinalizar publicações com conteúdo falso ou parcialmente falso. Isso fará com que a foto ou o vídeo deixe de aparecer na aba Explorar e no feed que permite seguir uma hashtag específica.

O conteúdo falso, porém, ainda ficará visível em áreas como o feed principal do Instagram, o perfil de quem o publicou e os stories. A rede social informa que, nesses locais, os usuários receberão avisos de que o post foi revisado por terceiros.

Os alertas serão incluídos automaticamente em publicações que repetirem o conteúdo analisado pelas agências. Além disso, eles reunirão links para a checagem e outros artigos que comprovem que o post apresenta uma informação falsa.

As informações apontadas como falsas no Facebook também terão o aviso no Instagram, e vice-versa. A ideia é que as agências revisem publicações consideradas suspeitas pelos algoritmos ou denunciadas pelos usuários.

Apesar dos esforços para reduzir o alcance de fake news, o Instagram afirma que "o conteúdo original de políticos não é enviado para checadores de fatos". Esta é uma posição que havia sido demonstrada pelo Facebook em setembro.

Na ocasião, o vice-presidente de relações internacionais da companhia, Nick Clegg, adiantou que a rede social não seria tão rígida com falas controversas de políticos. "Não é nosso papel intervir quando os políticos falam", afirmou o executivo.

Com informações: Facebook, Mashable.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gabriel de Borba
Tô aqui esperando alguém escrever algo com sobre o Instagram ser comunista.
José Vieira
Parabéns, o FACEBOOK é o novo oráculo... rs
José Vieira
A que ponto chegamos, uma rede social lança um serviço para checar informações, e os interessados em saber se suas informações são de qualidade em vez de questionar... comemoram!A inteligência, se não morreu ainda, respira por aparelhos. rs
Antony
Teremos em breve aqui: "Mas o que é falso? Quem é que diz o que é verdade ou o que é mentira?" ou "Na minha opinião, a terra é plana, respeite minha opinião"
Antony
"Instagram expande checagem de fake news o mundo inteiro"para?
RODRIGO
Enzuh, Nando Moura, Te Atualizei, Diego Rox, B. Küster, Universo etc ficarão com muita raiva da nova medida!! Já, já dirão que esta rede social possui vínculo com a ''nova esquerda''!!! Vai vendo em 3, 2, 1...
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Perfil do Olavo de Carvalho, perfil do Você Sabia...