O que é FPS?

Saiba o que é FPS, a taxa de quadros por segundo que determina o quão fluído é um vídeo ou jogo; fator dos mais importantes

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Animação de cavalo e cavaleiro / o que é fps

O FPS é a sigla que determina a quantidade quadros por segundo em um filme, uma animação ou uma cena de um jogo. Quanto mais quadros, mais fluída será a animação e mais detalhado será o movimento — graças à capacidade do cérebro humano de transformar imagens em sequência em um “filme” dentro de nossas cabeças.

O que é FPS?

FPS é a sigla em inglês para Frames per Second, que significa Quadros por Segundo; trata-se da frequência com que uma obra audiovisual é reproduzida, especificamente a quantidade de quadros de animação ou fotos sequenciais reproduzidas por segundo. Essa sequência é capaz de criar a ilusão de movimento que vemos em filmes e jogos.

Todo filme ou animação nada mais é do que uma coleção de fotos ou cenas, capturadas em uma posição e dispostas de forma sequencial, com pequenas diferenças entre si e exibidas em uma determinada velocidade, para criar a ilusão de movimento. A partir de um determinado limite, o cérebro humano passa a interpretar a sequência de imagens como movimento; por padrão, os cinemas usam uma taxa de 24 quadros por segundo.

O GIF que abre o post é composto por 15 quadros (abaixo), separados por 66 milésimos e ocupando exatamente 1 segundo, antes de voltar ao início. Sendo assim, a animação possui uma frequência (taxa de FPS) de 15 quadros por segundo.

Frames que compõem a animação do cavalo / o que é fps

O FPS serve como unidade para determinar a taxa de quadros de um filme, animação ou jogo, bem como a capacidade de uma TV ou monitor de reproduzir uma quantidade máxima de quadros; ele serve também para indicar o máximo de quadros que uma câmera de vídeo (dedicada ou de celulares) pode capturar em uma gravação. Quanto mais quadros, mais fluído o vídeo será e mais detalhado será o movimento.

Em gravações com uma alta taxa de quadros (de 240 fps em diante), os vídeos podem ser desacelerados (slow motion) e manter a ilusão de movimento, com uma grande quantidade de detalhes.

30 fps vs. 60 fps / o que é fps
Compare 30 FPS e 60 FPS, em velocidades diferentes. Note: o movimento em 60 FPS é mais fluído

FPS ou Hz?

Quando falamos de quadros por segundo em monitores e TVs, é comum encontrar o símbolo Hz (hertz), de ciclos por segundo, para determinar a taxa de atualização. Na prática elas se relacionam: a quantidade de hertz determina a quantidade de reprodução de FPS. Ou seja, a quantidade máxima de FPS que você consegue ver é limitada pela frequência máxima de hertz que seu monitor pode reproduzir.

A fonte do conteúdo, seja um vídeo ou um jogo depende da combinação entre saída (monitor ou TV) e hardware (PC, console de videogame, set-top box, etc.), para que possa ser reproduzida adequadamente. Por exemplo, se o seu monitor é de até 144Hz, o número máximo de quadros que ele reproduz é de até 144 por segundo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre FPS (quadros por segundo) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados