Afinal, quem criou o Free Fire?

Quem criou o Free Fire, um dos jogos de Battle Royale para celulares mais populares de todos os tempos? Spoiler: não foi a Garena

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Garena Free Fire

Quem criou o Free Fire?” A resposta fácil, que vem a mente da maioria das pessoas é “Garena”. Mas, a verdade, é que a empresa de Singapura é a distribuidora e atual dona do pequeno estúdio vietnamita responsável pelo título. Aqui, você fica sabendo de toda a verdade.

Quem criou o Free Fire?

Free Fire, jogo de tiro em terceira pessoa lançado para celulares em dezembro de 2017, é o primeiro e único título próprio da Garena, empresa especializada em eSports, que atua como distribuidora de jogos nos países do leste asiático.

O título veio na esteira de sucesso do Battle Royale, de jogos como Fortnite e PUBG, tendo sido lançado para celulares antes das respectivas versões de ambos títulos, se tornando um dos mais famosos do gênero em celulares. Tanto que, no início, Free Fire era conhecido como “o Fortnite de Singapura”. Contudo, tornou-se maior do que isso.

A Garena é uma das divisões da Sea Limited (originalmente Garena), companhia fundada por Forrest Li, engenheiro e empresário chinês (hoje cidadão de Singapura) que já trabalhou para a Motorola, em Xangai. O sucesso de Free Fire fez de Li o segundo desenvolvedor a se tornar um bilionário por causa de um jogo mobile. O primeiro foi Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, graças ao próprio Fortnite.

A Garena é controlada pela Tencent, que detém 39,7% da empresa; curiosamente, a gigante também possui participação na Epic Games (40%) e na Bluehole/PUBG Corporation (11,5%), e é dona da TiMi Studios, desenvolvedora de Call of Duty: Mobile.

Forrest Li / quem criou o free fire
Forrest Li, CEO da Garena e principal mente por trás do sucesso de Free Fire

Só que a desenvolvedora responsável pela criação do Free Fire não é a Garena.

111dots Studio

O mérito é de um pequeno estúdio do Vietnã chamado 111dots Studio, que foi adquirido pela companhia de Li em setembro de 2017, quando o primeiro beta do jogo foi lançado, por ter chamado muito a atenção e ser um produto bastante polido, que não devia em nada a similares em consoles ou computadores. A versão beta em inglês, lançada no mês seguinte, e a versão final do jogo, disponibilizada ao público em dezembro do mesmo ano, já chegaram aos celulares sob propriedade da Garena.

A qualidade de Free Fire se deve principalmente porque a Garena comprou não apenas o estúdio, mas manteve toda a equipe da 111dots Studio, de modo que os desenvolvedores originais pudessem manter o jogo funcionando. Como resultado, o título ainda é um dos Battle Royales mais populares dos celulares, mesmo concorrendo com pesos pesados como Fortnite, PUBG Mobile e Call of Duty: Mobile.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Free Fire na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados