Início » Negócios » Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

O Facebook pretende usar o Eye OS em seus dispositivos com Android, como o Oculus Quest

Victor Hugo Silva Por

O Facebook quer ser menos dependende do Google para desenvolver dispositivos como Oculus Quest e Portal. Os aparelhos usam sistemas baseados no Android e, no futuro, poderão contar com um sistema operacional próprio, batizado de Eye OS.

Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

Segundo o The Information, a empresa já trabalha na criação desse sistema. O projeto é liderado por seu chefe de sistemas operacionais, Mark Lucovsky, que foi um dos responsáveis pelo Windows NT, lançado em 1993.

"Queremos realmente ter certeza de que a próxima geração tenha espaço para nós", diz o vice-presidente de hardware do Facebook, Andrew Bosworth. "Não achamos que podemos confiar no mercado ou nos concorrentes pasra garantir que esse seja o caso. Então, nós vamos fazer isso sozinhos".

Ao TechCrunch, o Facebook explicou que planeja uma solução para óculos de realidade aumentada e que ainda está considerando todas as possibilidades. A empresa pode criar um sistema por conta própria, mas não descarta parcerias com outras terceiros.

A companhia também se concentra no protótipo de uma ferramenta de chamadas de vídeo em realidade virtual. Ela foi testada em duas reuniões entre Bosworth e dezenas de funcionários e, por enquanto, está sendo aprimorada.

A criação de um sistema poderia ajudar a empresa a criar seus dispositivos com mais autonomia, sem depender do Google, proprietário do Android. Caso saia do papel, o projeto será mais uma iniciativa para contornar companhias detentoras de sistemas operacionais.

Em 2013, o Facebook lançou seu próprio celular, o HTC First. Ele tinha uma versão modificada do Android e dava destaque para o Facebook Home, um launcher com integração para a rede social. O aparelho, porém, não vendeu tantas unidades e não teve sequência.

Mais sobre: ,