Início » Negócios » Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

O Facebook pretende usar o Eye OS em seus dispositivos com Android, como o Oculus Quest

Victor Hugo Silva Por

O Facebook quer ser menos dependende do Google para desenvolver dispositivos como Oculus Quest e Portal. Os aparelhos usam sistemas baseados no Android e, no futuro, poderão contar com um sistema operacional próprio, batizado de Eye OS.

Facebook prepara sistema operacional para não depender do Android

Segundo o The Information, a empresa já trabalha na criação desse sistema. O projeto é liderado por seu chefe de sistemas operacionais, Mark Lucovsky, que foi um dos responsáveis pelo Windows NT, lançado em 1993.

“Queremos realmente ter certeza de que a próxima geração tenha espaço para nós”, diz o vice-presidente de hardware do Facebook, Andrew Bosworth. “Não achamos que podemos confiar no mercado ou nos concorrentes pasra garantir que esse seja o caso. Então, nós vamos fazer isso sozinhos”.

Ao TechCrunch, o Facebook explicou que planeja uma solução para óculos de realidade aumentada e que ainda está considerando todas as possibilidades. A empresa pode criar um sistema por conta própria, mas não descarta parcerias com outras terceiros.

A companhia também se concentra no protótipo de uma ferramenta de chamadas de vídeo em realidade virtual. Ela foi testada em duas reuniões entre Bosworth e dezenas de funcionários e, por enquanto, está sendo aprimorada.

A criação de um sistema poderia ajudar a empresa a criar seus dispositivos com mais autonomia, sem depender do Google, proprietário do Android. Caso saia do papel, o projeto será mais uma iniciativa para contornar companhias detentoras de sistemas operacionais.

Em 2013, o Facebook lançou seu próprio celular, o HTC First. Ele tinha uma versão modificada do Android e dava destaque para o Facebook Home, um launcher com integração para a rede social. O aparelho, porém, não vendeu tantas unidades e não teve sequência.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rolak

Aham... Todo mundo diz usar um sistema diferente e apelam para modificar o AOSP, visto que podem liberar apks em lojas alternativa ou mesmo fornecer como instalar a Playstore... Hawei tá na mesma linha com o OS dela

Bruno Rolak

Android é uma máquina java em cima do kernel do Linux que aliás, até o ruindows usa parte do kernel do Linux...

Tiago Celestino

O Facebook ñ é tão criativo com nomes. Pode ter certeza que vão pagar umas doletas ou mudar de nome.

Ian Santos

O Lester vai acabar com vocês e vocês nunca vão conseguir se recuperar na bolsa de valores.

Fio da Navalha

Eye OS só me lembra o filme Eagle Eye(Controle Absoluto).

Fábio Valentim

Orwell OS

zephyr1an

em nenhum lugar no artigo (no TB e no TechCrunch) está dizendo que vai ser baseado no AOSP, ao contrário, dá a impressão que vai ser criado do zero

por outro lado, criar do zero um s.o. que em princípio seria usado por bilhões de pessoas é um risco enorme

outra coisa estranha é o nome, Eye OS, já que existe um s.o. open source chamado eye-OS

Thales Peres

o Android por si só já é baseado em Linux kkk

felipegcoutinho

Boa sorte! A quem for usar, é claro...

Lucas Santos

Big Zucc Watchs You.

Bruno Rolak

Acho engraçado empresas lançando sistemas próprios baseado no AOSP que é a abreviação de Android Open Source Project.... Aí elas falam que fizeram um SO próprio mas baseado no Android, é basicamente as diversas variantes do Linux, que são adivinha? Baseadas no Linux... Não faz sentido dizer que é SO próprio se tá montando em cima de outro sistema

JustMonika

O próprio nome já dá uma pista para o que esse SO será usado.

Matheus Bitencourt

Mais um fracasso... Maravilha.
Em breve o Foicebook acaba.

DeadPull

Ou "SpyOS" :-P

DeadPull

Ei, Facebook, o final da fila é logo ali, depois do próximo quarteirão.

Exibir mais comentários