Embora a disputa por fatia de mercado esteja mais equilibrada, quem realmente ganha dinheiro com celulares ainda é a Apple. A dona do iPhone foi responsável por 66% dos lucros do segmento no terceiro trimestre de 2019, segundo um estudo da Counterpoint Research. Ela também se junta à Samsung e à Huawei como as únicas grandes fabricantes que conseguiram aumentar seu faturamento com smartphones em um ano.
- Apple investiga fraude que usava peças defeituosas para montar iPhones
- Celular dobrável flip da Samsung aparece em imagens vazadas
O terceiro trimestre foi difícil para todas as empresas quando considerado o lucro, de acordo com a consultoria. Houve um crescimento dos celulares de entrada e intermediários, que têm volumes maiores, mas margens menores. Com isso, o lucro total do mercado de smartphones entre julho e setembro de 2019 foi de US$ 12 bilhões, uma queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado.
Nesse período, a Apple capturou 66% dos lucros e 32% do faturamento do mercado global de smartphones, mesmo tendo uma fatia de mercado de apenas 11,8%, estando na terceira colocação entre as marcas que mais vendem celulares no mundo. Os três meses ainda não levam em consideração os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, que tendem a aumentar os ganhos: no quarto trimestre de 2018, a Apple dominou 86% do lucro do segmento.
A Counterpoint Research sustenta que “a base fiel de usuários premium nos principais mercados, como Estados Unidos, União Europeia e Japão, é um dos motivos pelos quais a Apple ainda pode operar em um nível de lucro que suas concorrentes podem apenas desejar”, o que é importante na atual estratégia da companhia, que está mudando seu foco para serviços, em vez de iPhones.
No segundo lugar, a Samsung conseguiu 17% dos lucros do mercado de smartphones, sendo que “o aumento da família de Galaxy A em conjunto com o início positivo da linha Galaxy Note 10 foi o principal motivo para o crescimento”. Junto com a Huawei e a Apple, a Samsung foi uma das três fabricantes que conseguiu aumentar o faturamento com celulares em relação ao ano anterior.
O ranking das empresas que mais vendem celulares seguiu dominado pelas chinesas no terceiro trimestre de 2019:
- Samsung (20,6%, 78,4 milhões de celulares)
- Huawei (17,6%, 66,8 milhões de celulares)
- Apple (11,8%, 44,8 milhões de celulares)
- Oppo (8,6%, 32,7 milhões de celulares)
- Xiaomi (8,3%, 31,7 milhões de celulares)
- Vivo (7,8%, 29,5 milhões de celulares)
- Realme (2,7%, 10,2 milhões de celulares)
- Motorola (2,6%, 10,0 milhões de celulares)
- LG (2,0%, 7,7 milhões de celulares)
- Tecno (1,3%, 5,0 milhões de celulares)
- O resto (16,6%, 63,2 milhões de celulares)
As marcas chinesas (Huawei, Oppo, Xiaomi, Vivo, Realme e, em parte, Motorola) continuam com lucros baixos, mas melhoraram em relação a 2018, após lançarem celulares mais avançados. Apesar disso, a Counterpoint diz que “está se tornando um desafio para as marcas chinesas aumentarem os preços médios de venda e as margens dos smartphones devido a uma combinação de períodos mais longos de consumidores com o mesmo aparelho e à Apple diminuindo os preços de alguns modelos principais”.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
É... não faz né... Android é a terra do "quase".
A câmera é "quase igual" a do iPhone.
A tela é "quase igual" a do iPhone.
A integração é "quase igual" a do iOS.
Tudo fica no quase... Nada igual, nada melhor. Android é "quase" um sistema bom.
Já disseram o mesmo na época do Windows Phone - devido o Google não disponibilizar apps deles ao Windows na época, que a MS deveria ter criado restrições aos produtos Google, quando nem existia Android.
mto obrigado
Não
Cara, acho que é sim pelo ecossistema. O que você vê de AirPods e Apple Watch na rua, é absurdo se você levar em conta que são dois produtos "dispensáveis", que tem opções 10x mais baratas de outras marcas. As pessoas compram mesmo assim pela integração, tudo funciona muito bem pelo ecossistema Apple.
isso aí q vc pensou jamais daria certo , o Google tem centenas de milhões de consumidores no iPhone, só iria abrir margem pros concorrentes pegar esses clientes órfãos .
já faz alguns anos q os smartphones estão estagnados, os novos modelos são apenas mais do mesmo e tem especificações numéricas maiores (memória ram, armazenamento, clock da CPU e etc...) quem não liga mto para tecnologia consegue usar o mesmo smartphone por uns 3/4 anos numa boa, desde q compre pelo menos um intermediário.
eu nunca tive iphone,,, tem emulador de videogame no ios?
Traduzindo:
Faz tudo que um Apple faz por uma fração do preço.
Um dos problemas dos smartphones Android top de linha competirem com a Apple no setor premium é pq eles depreciam mto mais rápido do que um iPhone, fora que o suporte que as empresas dão aos aparelhos são de, no máximo, dois anos, enquanto que na Apple o iOS pode superar a barreira dos 4 anos. A questão de revenda tmb é um fator, vc pode mto bem comprar um iPhone 6S ou 7 e vendê-lo por um preço mais alto que qualquer celular Android do msm ano teria.
Tínhamos a oportunidade de termos mais de dois OSs no mercado, mas que infelizmente (tanto por incompetência das fabricantes quanto por abandonarem o barco) não vingaram e hj estamos ai com apenas duas escolhas sendo que uma delas já deixou claro querer ser o suprassumo da prateleira e não a culpo, visto que tem gente disposta a gastar para tê-los.
Daqui pra frente dificilmente as fabricantes de celulares terão lucros super altos neste setor, pois ele está se estagnando e não tendo mais tantos motivos para a troca a cada ano. Hj qualquer smartphone mid-end vc consegue permanecer com ele por dois anos tranquilos e te atenderá super bem. O msm vale para flagships e tops de linha. Não me surpreenderia se os smartphones se tornassem um mercado igual aos laptops, onde a atualização será mais prolongada e com menos inovações.
Developers, developers, developers, developers...
Tive que logar só pra dar like kkkkkkkkkk
Ele mencionou o 6s plus, mesmo modelo que tenho desde o lançamento.
Eu faço absolutamente tudo com o aparelho, inclusive dou aulas com ele usando um adaptador para ligar no projetor da universidade.
Ainda ficarei com o aparelho por mais um ano antes de trocar!
Diaria q o único diferencial da Apple perante à maioria dos Androids é atualização.
Além de atualizar super rápido, o aparelho recebe atualizações grandes por uns 5 anos.
Enquanto os Androids recebem 1 ou 2 atualizações grandes com atraso de praticamente 1 ano. RIDÍCULO!
Claro, há exceção e, inclusive, o Android permite atualização tão longa e rápida quanto o iOS, mas a verdade é q a fabricante tá pouco de f####### pra isso.
Entendo seu ponto de vista, e acho que a apple tem um ecossistema ótimo, além claro da construção belissima do aparelho, mas o android há muito tempo não deixa nada a desejar. O fato da Apple lucrar mais, nada tem haver (hoje em dia) com qualidade ou ecossistema, que um dia foram diferenciais, tem mais haver com o posicionamento de mercado que ela conquistou e seu poder de marca premium. Não é um demerito, muito pelo contrario, é um baita mérito, mas uma xiaomi + google, hoje em dia entrega as mesmas coisas por um valor bem inferior, vai da escolha de cada um.
Se eles não estão contentes é simples, criem o seu próprio sistema!
Ah mais não é tão simples assim por questões de desenvolvedores e possivelmente o Google não vai dar suporte nessa tentativa de ficar independente e enfraquecer o Android, claro! Então eu acho que esses fabricantes não estão podendo tanto assim, o negócio é enfiar o rabinho entre as pernas e ficarem quietinhos. Coisas de mercado meu filho!
Na verdade a notícia reflete o mercado em que a Apple concorre de fato, que é a dos smartphones premium. Basicamente 6 em cada 10 aparelhos premium vendidos no mundo são Apple. Em faturamento bruto, a Samsung é disparada a que mais fatura no mercado de smartphones em geral.
Steve Ballmer, é você?
O Google acha ótimo mesmo. Eu não disse o contrário.
Quem não acha nada legal são os fabricantes de celular.
Querer comparar aparelhos com diferença de quase 2 anos de lançamento... claro, o fandroid pira em notícia em que a Apple aparece com destaque. E a Apple não está onde está à toa. Se o ecossistema do iPhone fosse ruim, eles não teriam esse marketshare enorme no segmento premium, que é onde o Android quer estar mas falha miseravelmente.
Fonte: Vozes da minha cabeça!
Interessante. Hoje em dia esse iPhone 6s ainda atende às necessidades da filha?
Sim. Pra ela o negócio é sustentável.
Que loucura é essa? O Google nem de longe acha o sucesso do iOS ruim, muito pelo contrário. Não é à toa que o Google pagou ALTO para ser o buscador padrão do iOS. 🤣
Qualquer empresa com serviços/app multiplataforma deve e precisa estar no iOS hje em dia justamente por ser a plataforma móvel MAIS RENTÁVEL. Até pelo perfil socioeconômico de quem está na plataforma/ecossistema Apple.
Quando os consumidores dela acordarem vem aí uma segunda falência. Eu já fui fã, hoje em dia os celulares com Android estão anos luz melhores que qualquer iPhone. Antes do meu S8 eu usava um iphone 6s plus que dei para a filha pra pegar o S8. Esse mês dei o s8 pra mulher e peguei o S9 Plus por 1800 em 10x sem juros. Que celular foda! A mulher está apaixonada com o S8 e a filha estava doida pra ficar com o S8 kkkk.
não faz sentido. o Google jamais iria ceder, tendo em vista que uma boa fatia da receita dele vem justamente de usuários do iOS. eles tem boas relações, onde os dois saem ganhando.
O Google lucra com serviços e não com smartphones, não faz sentido deixar de suportar um SO com market-share de 50% nos EUA.
Um dos grandes motivos da base de clientes da Apple ser tão fiel é que eles não tem motivo nenhum para mudar. Tem TUDO o que tem no Android (serviços do Google), sem precisar ter um Android.
Se eu fosse a Samsung, eu me reuniria com os demais fabricantes de dispositivos Android e forçaria o Google a descontinuar o suporte ao iPhone.
O iPhone não teria todo o sucesso que tem hoje se não houvesse nele o Gmail, o Youtube, Maps, Waze, e tantos outros serviços do Google.
Apple é Apple. O resto é tudo genérico
"A Counterpoint Research sustenta que “a base fiel de usuários premium
nos principais mercados, como Estados Unidos, União Europeia e Japão, é
um dos motivos pelos quais a Apple ainda pode operar em um nível de
lucro que suas concorrentes podem apenas desejar"...
Precisa dizer mais nada. A Samsung vende mais celulares, mas não só premium como a Apple. Logo... 🤷
Resumindo: quando a Apple vende 1 celular ela lucra o mesmo tanto quando qualquer outra marca vende 10 celulares.