Governo de SP lançará app colaborativo com rotas de ônibus, trem e metrô

App STM para estado de São Paulo terá alertas para avisar sobre problemas no ônibus para se diferenciar do Google Maps

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ônibus de São Paulo

O governo do estado de São Paulo planeja lançar um aplicativo em 2020 que oferece rotas de metrô, trem e ônibus, além de opções de micromobilidade como bicicletas compartilhadas. Qual a diferença disso para o Google Maps ou Citymapper, por exemplo? A Secretaria de Transportes Metropolitanos aposta em alertas colaborativos, para avisar se uma linha da CPTM estiver parada ou se um veículo estiver sujo.

O aplicativo, chamado provisoriamente de App STM, foi apresentado nesta semana no evento Summit Tembici. Segundo o Mobile Time, ele vai englobar o transporte público de SP — ônibus, metrô e trem — e sistemas de micromobilidade, mostrando o preço da viagem e o tempo estimado.

Você já encontra esses recursos em outros aplicativos: por exemplo, o Google Maps exibe patinetes da Lime como opção de transporte, assim como as bikes compartilhadas da Bike Itaú (Bike Sampa e Bike Rio) e CicloSampa. O Uber também está integrando rotas de ônibus, trem e metrô em São Paulo.

O diferencial do App STM estaria nos alertas que o passageiro poderá deixar no aplicativo: “ele será colaborativo, similar ao Waze; a partir desse app, teremos uma real visão deste sistema e poderemos cobrar as concessionárias e prestadoras de serviços”, explicou Danilo Ferreira Gomes, presidente do conselho de administração da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

O Moovit já permite informar se uma linha está muito lotada, se o veículo está sujo ou se o ônibus não parou. O App STM receberia dados semelhantes para acompanhar a qualidade dos serviços e para cobrar as empresas de transporte público. Ele também deve ajudar no desenvolvimento de um relatório trimestral para entender o uso dos transportes públicos em SP.

Vale lembrar que um projeto de lei na Câmara dos Deputados quer que cidades em todo o Brasil com mais de 50 mil habitantes ofereçam um aplicativo com informações sobre transporte público, incluindo linhas disponíveis, horários e localização dos veículos.

O app deverá permitir que os usuários deem nota para a qualidade dos ônibus e dos serviços prestados. O PL 9.865/2018 foi aprovado pela CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) na Câmara dos Deputados e está na CVT (Comissão de Viação e Transportes) desde agosto de 2019.

SP deve ganhar app de transporte em fevereiro de 2020

App STM São Paulo

O App STM tem previsão de lançamento para meados de fevereiro de 2020. Danilo também mencionou que a equipe de desenvolvimento planeja oferecer APIs abertas no futuro, para que outros aplicativos tenham acesso aos dados da secretaria.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP lista os seguintes recursos do App STM:

  • trajeto multimodal envolvendo integração entre ônibus, metrô e trem, com preço da viagem e previsão de chegada;
  • alertas colaborativos postados pelos usuários sobre problemas em uma linha de ônibus ou composição do metrô;
  • notificação para avisar o melhor horário de sair;
  • avisos sobre ocorrências operacionais como falha em uma linha de metrô, com sugestão de rotas alternativas;
  • feed das contas oficiais no Twitter, como Metrô, CPTM (trem) e EMTU (ônibus intermunicipal).

Com informações: Mobile Time.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados