Início » Telecomunicações » TIM e Vivo compartilharão rede celular 2G, 3G e 4G em até 2,7 mil cidades

TIM e Vivo compartilharão rede celular 2G, 3G e 4G em até 2,7 mil cidades

Acordo entre TIM e Vivo prevê compartilhamento de redes 2G, 3G e 4G; cada uma será responsável pela metade da infraestrutura

Lucas Braga Por

As operadoras TIM e Vivo assinaram nesta semana contratos de compartilhamento de redes 2G, 3G e 4G. O acordo é resultado das negociações anunciadas em julho, que previam unificar a rede 2G em âmbito nacional e dividir a cobertura em 4G nos municípios pequenos.

Imagem: albertoadan/Pixabay

O acordo finalizado prevê rede única na tecnologia 2G em 2,7 mil cidades. As operadoras desativarão as antenas sobrepostas, permitindo redução no custo de manutenção de rede e liberação do espectro para utilização em tecnologias mais recentes, como 3G e 4G. Nas cidades onde apenas uma operadora possui presença com 2G, a concorrente passa a ser atendida pela mesma infraestrutura.

Cada empresa segue com sua operação, autonomia comercial e gestão de clientes, embora compartilhem a mesma infraestrutura. Esses são os dados de cobertura (em número de municípios atendidos) divulgado pela Anatel em outubro de 2019:

Operadora Tecnologia 2G Tecnologia 3G Tecnologia 4G
TIM 3.473 3.231 3.371
Vivo 3.751 4.334 3.093

Já com a tecnologia 3G e 4G, o compartilhamento será restrito a municípios com menos de 30 mil habitantes. Originalmente o memorando de entendimento divulgado em julho não previa o uso da tecnologia 3G. Para essas tecnologias, a rede única chegará em 800 cidades, com possibilidade de expansão para mais de 1.600 cidades. TIM e Vivo terão, cada uma, cobertura em 400 novos municípios.

De acordo com o Telesíntese, inicialmente serão 50 cidades atendidas por esse modelo, com a Vivo mantendo o sinal em 25 cidades e a TIM nos outros 25. O projeto deve divulgar um balanço em 180 dias e os contratos ainda precisam ser aprovados pela Anatel e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mais sobre: , , , ,