Instagram reconhece falha que impede login de usuários no Brasil

Instagram exibe mensagem de erro "ajude-nos a confirmar que esta conta é sua"; em alguns casos, e-mail do perfil foi alterado

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Diversos usuários no Brasil não conseguem mais acessar a conta do Instagram: eles recebem o aviso “ajude-nos a confirmar que esta conta é sua”, recebem um código de segurança por e-mail ou celular, mas não são autorizados a fazer login no próprio perfil. Em alguns casos, alguém modificou o endereço de e-mail cadastrado. A rede social confirma o problema e diz que vai resolvê-lo “o mais rápido possível”.

“Estamos cientes de que algumas pessoas têm encontrado dificuldades em acessar suas constas no Instagram”, diz a empresa em comunicado ao Tecnoblog. “Estamos trabalhando para resolver esse problema o mais rápido possível.”

Os relatos estão se acumulando no Twitter desde domingo (22) com as hashtags #FixYourAppInstagram e #instagramdown. Todos eles têm algo em comum: o Instagram exibe a mensagem “para proteger sua conta, você precisa solicitar ajuda para entrar”. Pode aparecer também um pop-up com “Erro: challenge_required”.

O aplicativo então envia um código de segurança para o e-mail associado à conta, ou para o número de celular. No entanto, o procedimento não funciona e o Instagram não libera o acesso.

Em alguns casos, o e-mail cadastrado não é reconhecido pelo dono da conta, e surge a mensagem de erro “usuário não encontrado”. Isso levanta a suspeita de invasão: o hacker tenta remover todas as formas de recuperação para forçar a pessoa a desistir do perfil.

Instagram tem falha mesmo com autenticação de 2 fatores

No entanto, o login não funciona mesmo se o e-mail estiver OK e se o código de segurança for inserido. O problema afeta até mesmo quem usa a verificação em duas etapas.

“Meu insta tem autenticação de dois fatores ativada, eu entrava sempre por um código de acesso diferente que chega no celular e toda vez que eu entro pelo navegador chega notificação no e-mail… hackeada a conta não foi”, explica uma usuária.

O Instagram não entrou em detalhes sobre a falha que impede o login dos usuários.

Instagram
Instagram
Instagram

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados