Início » Telecomunicações » TIM agora cobre 2 mil cidades com 4G na frequência de 700 MHz

TIM agora cobre 2 mil cidades com 4G na frequência de 700 MHz

Frequência de 700 MHz entrega 4G com maior sinal; TIM possui cobertura 4G em 3.416 municípios brasileiros

Lucas Braga Por

A TIM terminará o ano de 2019 ultrapassando a casa de 2 mil cidades no Brasil cobertas com 4G em 700 MHz: a frequência foi liberada em todo o Brasil após o desligamento da TV analógica e oferece sinal mais forte em ambientes internos como prédios e elevadores. A operadora tem o maior número de municípios com 4G no país, à frente da Vivo, Claro e Oi.

TIM: 4G de 700 MHz tem alcance quatro vezes maior

Além de 700 MHz (banda 28), a TIM tem 4G em 850 MHz (banda 5), 1.800 MHz (banda 3), 2.100 MHz (banda 1) e 2.600 MHz (banda 7). As frequências mais baixas são importantes por permitirem maior penetração de sinal.

Assim, menos antenas são necessárias para atingir áreas maiores; ao mesmo tempo, o 4G de 700 MHz é atrativo mesmo em ambientes urbanos, permitindo cobertura em ambientes internos como prédios, estacionamentos, shoppings e elevadores. A TIM diz que a frequência de 700 MHz permite alcance quatro vezes maior que os tradicionais 2.600 MHz.

Ainda assim, há desvantagens no 700 MHz: as menores bandas também possuem menor capacidade de tráfego, com velocidades inferiores comparado com frequências mais altas. Por esse motivo, é inteligente usar o 4G em mais de uma banda, principalmente em locais com maior concentração de pessoas.

Para usar o 4G em 700 MHz, é necessário ter um aparelho compatível com a banda 28. A TIM diz que todos os aparelhos comercializados por ela estão aptos para a tecnologia; alguns iPhones comprados no exterior podem ficar sem acesso à frequência.

A operadora pretende atingir mais de 95% da população brasileira com a frequência de 700 MHz no ano de 2020. No total, a TIM é líder em cobertura 4G no Brasil, com 3.416 municípios, seguida por Vivo (3.204), Claro (2.729) e Oi (950).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Aldevany Hugo

O problema está no teu aparelho celular que não tem o software Android atualizado na versão correta então. Para funcionar, você precisa atualizar teu smartphone pra versão mais recente de software caso o fabricante do do teu dispositivo tenha já disponibilizado pra você ou ter um aparelho com versão 7.0 do Android pra cima, a precisão dos dados depende da implementação correta/total do Android API 17+ . Portanto, em alguns dispositivos caso a referida API não esteja implementada a informação de frequência e sinal não será visualizada. Esse aplicativo é compatível com aparelhos dual sim também!! No teu caso Jefferson, a informação não aparece justamente por que ou a versão do seu Android é inferior a versão 7.0 ou se for superior a versão 7.0, não houve então por falha da fabricante do teu smartphone, a implementação correta/total do Android API 17+ . Eu aconselho você ou a comprar um celular intermediário acima de uns 1500,00 ou pedir alguém que tenha um top de linha que essa implementação tá instalada corretamente. Na linha dos smartphones da Samsung, por exemplo, do Galaxy S8 acima todos já disponibilizam e você consegue averiguar essas informações corretamente no aplicativo da Aquário. Alguns dispositivos Motorola também permitem, todos os aparelhos da linha Moto G7 (play, Power...) também aceitam e são aparelhos de entrada da Motorola. Se você não tiver um aparelho desses, deve conhecer alguém que tem pra você pedir que faça o teste pra você. Antes de fazer este teste com qualquer um destes aparelhos, LEMBRE-SE: atualize a versão de software dele para a versão mais atual antes de qualquer coisa ok? Abraços!!

Bruno Silveira

ue. era para funcionar.

Jefferson Rodrigues

7.1

Bruno Silveira

qual a versao do seu android? se nao me engano precisa do 7,0 para cima para ver a banda conectada.

Bruno Silveira

seu aparelho nao suporta apenas a agregaçao de faixas, porem ele conecta o 4g normal na banda 28 tranquilamente.

Alberto Prado

É velho, então deve ser alguma coisa no seu celular. Talvez tenha algum tópico sobre isso no xda.

Hemerson Silva

muitas cidades tem uma torre ou outra operando com B28, é vergonhoso a TIM querer disparar estatística apenas bullshitando os números.

Michel

Geralmente em rodovias as torres ficam em cima de morros bem altos, muitas só com 2G em 900Mhz, e é possível um alcance de 5km ou talvez até mais, por isso seria interessante usarem os 700Mhz nessas torre, Já que muitas não ativam os 700Mhz por causa da rede "sobrecarregada", qual a desculpa para uma torre na serra no meio do mato?

francisco

Indico usar o cellmapper, assim voce mapeia e descobre as torres na sua cidade/regiao!

Jefferson Rodrigues

Verdade!

avinicius

Na realidade é seu aparelho que não permite.

Marcelopoli Poli

Tem que usar o 700 mhrs nas rodovias para quem viaja é muito melhor poder usar GPS ,informação de hoteis, postos de gasolina, restaurantes nas regiões

Michel

Não sei, mas é do mesmo criador do mito que sem a B28 não é possível conseguir o 4.5G...

Jefferson Rodrigues

Sim! Por que será?

EEduardo MCamargo

Onde consulto a lista atualizada dessas cidades?

Exibir mais comentários