Chrome para desktop ganha botões para controle de música e vídeo

Controles do Google Chrome permitem voltar, pular e pausar uma música ou vídeo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome - controles de mídia

Quem é que nunca se atrapalhou na hora de encontrar a aba no Google Chrome que está executando uma música? Felizmente, agora está mais fácil lidar com a reprodução de mídia no navegador: as versões para desktop do Chrome ganharam um pequeno player com controles para voltar, pausar e pular um conteúdo em vídeo ou áudio.

Quando você abrir uma página que reproduz mídia, um ícone com símbolo de música aparecerá no canto direito superior do navegador, ao lado da foto do seu perfil. Ao clicar nele, você verá os botões para controlar a reprodução.

Graças a esse recurso, você não precisa ir até à aba que reproduz o som para pausar ou pular uma música, por exemplo. Outro detalhe interessante é que o reprodutor exibe controles para cada aba com áudio. Note, no exemplo abaixo, que há botões para uma aba com o Spotify e outros para uma página do YouTube.

Google Chrome - controles de mídia para Spotify e YouTube

Os controles de mídia estão disponíveis pelo menos desde agosto para Chrome OS e, recentemente, chegaram às versões do navegador para Windows, macOS e Linux (a partir do Chrome 79). Ou quase isso: por alguma razão, o Google removeu o anúncio oficial sobre a novidade do Chromium Blog.

Além disso, o player não vem ativado por padrão. Mas tudo bem, é fácil habilitá-lo: basta digitar chrome://flags/#global-media-controls na barra de endereços do Chrome e, em Global Media Controls, marcar a opção Enabled.

Por fim, reinicie o navegador. A partir daí, o ícone do reprodutor aparecerá automaticamente ao lado da barra de endereços sempre que uma página tiver um player de áudio ou vídeo. Pelo menos por aqui, o recurso funcionou bem com vários serviços, como YouTube, Spotify, Vimeo e SoundCloud.

Com informações: Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados