Youtuber cria robô aspirador que voa para “subir” escadas

Invenção de Peter Sripol faz robô aspirador Roomba lembrar um drone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Robô aspirador Roomba voador

Robôs aspiradores entraram para a lista de desejos de muita gente, mas eles têm lá suas limitações. Mesmo sendo bastante engenhosas, essas maquininhas não sobem ou descem degraus, por exemplo. Mas um youtuber resolveu esse problema de um modo inusitado: instalou hélices que permitem a um robô Roomba voar.

O canal de Peter Sripol no YouTube tem mais de 1,2 milhão de inscritos. O youtuber é conhecido justamente por inventar engenhocas que fazem objetos voar. Em um dos seus vários vídeos, ele transformou uma cadeira gamer em cadeira gamer voadora, só para dar um exemplo.

Mas o robô aspirador que voa aparece como uma ideia mais útil, pelo menos na primeira olhada. Graças a uma adaptação que o faz lembrar um drone, o Roomba modificado pode voar em altura suficiente para “subir” uma escada inteira ou ir direto para o andar de cima.

Apesar de a engenhoca ser interessante, ela está longe, muito longe de se transformar em uma ideia viável comercialmente. Para começar, o robô precisa ser controlado remotamente para voar de um ponto a outro. Além disso, as hélices provavelmente irão espalhar sujeira, um contrassenso para uma invenção que se propõe a limpar.

O risco de acidentes é a pior parte: fazer esse robô voar dentro de casa soa como uma ideia tão absurda quanto brincar com um drone em um local fechado.

Mas quem sabe essa inusitada adaptação não sirva de inspiração para a indústria pensar em soluções com objetivo similar nas próximas gerações de robôs aspiradores?

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados