WhatsApp vai apagar mensagens automaticamente apenas em grupos

Havia expectativa de que mensagens que se autodestroem chegassem às conversas individuais no WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

O WhatsApp tem trabalhado em uma função que permite apagar mensagens automaticamente após certo tempo. O recurso vem sendo testado desde outubro, mas pode ser menos útil do que o esperado: tudo indica que as mensagens que se autodestroem só estarão disponíveis para grupos.

De acordo com o WABetainfo, site especializado em adiantar novidades sobre o serviço de mensagens, o recurso foi identificado pela primeira vez na versão 2.19.275 do WhatsApp beta para Android. O foco sempre esteve sobre grupos, mas havia expectativa de que a funcionalidade chegasse também a conversas individuais.

Porém, atualizações recentes do WhatsApp beta para Android e iOS indicam que as mensagens que se autodestroem se limitarão aos grupos. Talvez a funcionalidade venha a ser disponibilizada para chats privados em versões futuras, mas, inicialmente, ela será apenas um recurso para “limpeza” em grupo.

Faz sentido. De modo geral, o volume de mensagens gerado nos grupos é grande e isso pode resultar em muitos dados para serem armazenados no celular, por exemplo. Com a exclusão automática de mensagens, esse problema acaba sendo amenizado.

Apagar mensagens em grupo - WhatsApp

Pelo o que se sabe até agora, somente os administradores do grupo poderão ativar ou modificar esse recurso. Será possível programar a autodestruição de mensagens para uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano após o envio delas.

Ainda não há data para as mensagens que se autodestroem serem disponibilizadas oficialmente. Por enquanto, a funcionalidade continua escondida nas versões beta mais recentes do WhatsApp, tanto para Android quanto para iPhone. Isso indica, contudo, que podemos esperar a novidade para um futuro próximo.

“Só que o Telegram…”. Eu sei, eu sei. Mas a vida continua.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados