Que o trote telefônica para serviços de emergência prejudica a população, isso todo mundo já sabe. Enquanto um engraçadinho finge ser uma criança em apuros, uma pessoa que acaba de ser assaltada pode ficar sem o atendimento necessário. Para tentar mudar esse quadro, um deputado do Rio de Janeiro vai atacar algo infalível: o bolso.

A lei 5.784/10 prevê que as pessoas que passarem trote para os serviços de emergência da Polícia Militar e dos Bombeiros deverá pagar uma multa, referente ao custo operacional que aquela ligação acarretou, desde o atendimento na central de atendimento da entidade até o possível deslocamento de equipes.

Para os espertos que já pensam em uma forma de burlar o pagamento, uma má notícia: a cobrança será automática e feita diretamente na conta telefônica. Para evitar multas além do necessário, cada entidade deverá divulgar um cálculo com o preço de cada trote.

A lei foi criada pelo deputado Flávio Bolsonaro (PP-RJ). Infelizmente só vale para o Estado do Rio de Janeiro, mas se algum deputado federal ou senador resolver levá-la para o Congresso, os cidadãos de bem agradecem.

Você sabia? | Telefonar para o 911 – famoso número de emergência dos filmes e séries – faz com que a ligação chegue no atendimento policial mais próximo? Todas as chamadas para esse número são redirecionadas para o 190.

Com informações: JB Online. Imagem: sun dazed.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados