Início » Telecomunicações » BeiDou, o GPS chinês, terá precisão de centímetros até o final de 2020

BeiDou, o GPS chinês, terá precisão de centímetros até o final de 2020

Governo chinês também quer independência do sistema de posicionamento americano (GPS)

André Fogaça Por

A China anunciou que os últimos dois satélites de todo o sistema BeiDou, concorrente do GPS, serão lançados até junho deste ano. Um dos objetivos do governo local é de aumentar a precisão do sistema, passando dos atuais cinco metros para a casa dos centímetros.

GPS, BeiDou e GLONASS

Com a dupla que ainda será enviada aos céus, o BeiDou terá 35 satélites ao redor da Terra. O número parece pequeno, mas comparando ao sistema americano GPS, são cinco satélites extras. Outro objetivo é de tornar o país totalmente independente do sistema dos Estados Unidos.

Um representante do sistema de navegação chinês, Ran Chengqi, diz que mais de 70% dos smartphones chineses já podem receber sinais destes satélites e o BeiDou completará a lista de possibilidades do 5G chinês, que é liderado pela Huawei. Com tamanha precisão, fazendas inteligentes que controlam por onde anda cada animal já podem existir com maior eficiência, por exemplo.

Ao todo a China já lançou 53 satélites do BeiDou em 19 anos, com 18 deles já não funcionando. O serviço entrou em operação em 2011 apenas para empresas, para no ano passado começar a entregar a posição de qualquer pessoa que esteja com um aparelho compatível.

Existem outros sistemas de posicionamento concorrentes ao GPS, com destaque para o europeu Galileo com 22 satélites em operação, o russo GLONASS que trabalha atualmente com 24 satélites em órbita e o japonês QZSS, que tem 4 satélites ao redor da Terra. A maioria dos smartphones topo de linha, como Galaxy S10, iPhone 11 Pro Max e LG G8s/G8x contam com suporte para quase todos os sistemas.

Com informações: Nikkei Asian Review.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cleber Reis

Só não relataram aqui, assim como o GPS que também possui precisão de centímetros, porém tal faixa de espectro é destinado ao governo e é o que deve ocorrer por lá.

zoiuduu .

muitos, mas alguns tao na reserva e outros nem funcionam mais,,
tem 31 funcionando
2 sendo testados
As of August 2019, 74 Global Positioning System navigation satellites have been launched, 31 of which are operational, 9 in reserve, 2 being tested, 30 have been retired and 2 were lost at launch. The constellation requires a minimum of 24 operational satellites, and the official target count is 33.[1

Genumano

Para quem não se ligou (o artigo também não informa) BeiDou é a sigla BDS no suporte aos satélites. Se seu celular tem suporte ao sistema BDS, então é o BeiDou.

Almirante Golfinho

Acho que faz sim viu, normalmente os chips de localização que tem nos processadores suportam várias tecnologias e usam todas elas pra calcular a precisão melhor

Alberto

Segundo site da Samsung do Brasil, o S9 já suporta o Beidou. Será? Como saber se é verdade?

Luigi Cattaruzzi

baidu

Theo Queiroz

Mas o nome tinha que ser parecido com o do antivírus, hahaha

Alex Edelweiss

Você já BeiDou com o nariz entupido? hehe

zephyr1an

acho que a gente não deve usar, o governo chinês vai roubar todos os nossos dados

Arthur Soares

Eu não entendo como ainda não existe uma associação internacional pra isso. Hoje se um país decidir fechar o sistema é um caos porque nem todos os aparelhos fazem a troca automaticamente.

RODRIGO

A Huawei já vai querer usar em seu sistema de mapa proprietário no futuro!!!

Rod

Que piada?

Vitor Hugo
ばか

Pra rastrear chinês precisa de precisão milimétrica mesmo.

ochateador

Quantos satélites GPS (modelo dos usa) existem em orbita no momento?

Exibir mais comentários