Tanto o Apple Watch Series 4 quanto o Series 5 têm um recurso de eletrocardiograma: eles podem analisar o ritmo dos seus batimentos do coração e identificar fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. A funcionalidade não está habilitada em modelos vendidos no Brasil porque exige autorização de órgãos locais — mas isso pode estar prestes a mudar.
De acordo com o MacMagazine, a Anvisa confirmou que um encontro foi realizado no dia 6 de novembro entre o diretor-presidente William Dib e representantes da Apple. “Neste encontro, a companhia foi informada sobre os requisitos necessários para a regularização do ECG no país — há uma série de autorizações estaduais e/ou municipais necessárias antes da regularização nacional”, diz o site.
O encontro não garante que a Apple habilitará o eletrocardiograma do Apple Watch, mas é um primeiro passo para que o recurso seja ativado em modelos vendidos no Brasil. Atualmente, o ECG só funciona nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong, Singapura e alguns países da União Europeia. O bloqueio é pelo país de compra: se você adquiriu um modelo americano, por exemplo, conseguirá usar o ECG no Brasil.
O ECG registra os impulsos elétricos gerados pelo batimento do coração. O ideal é que o resultado da leitura do Apple Watch seja de ritmo sinusal, ou seja, que o coração bata em um ritmo uniforme. Já uma fibrilação atrial “significa que o coração está batendo com um ritmo irregular entre 50 e 120 bpm”, sendo essa a forma mais comum de arritmia cardíaca, explica a Apple.
Procurada pelo Tecnoblog, a Apple decidiu não comentar sobre o assunto, nem deu prazo para que o recurso de eletrocardiograma seja habilitado no Brasil. Mesmo depois de um pedido de regularização junto à Anvisa, a análise leva em média 60 dias para ser concluída.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Concordo... Comentário perfeito.
Nesta pocilga de merda, onde até o lema na bandeira é fraude, "ordem e progresso" - para bandidos, estes "cartórios", que vendem "autorização", são apenas quadrilhas de corrupção.
Também foi necessária a autorização com o órgão de saúde americana pro ECG funcionar nos EUA, tanto que a função não veio com o lançamento do Apple Watch 3.
Para a Anvisa o certo é acordar às 5h da manhã, ir ao posto de saúde, consultar-se às 10h, pegar uma requisição de ECG, marcar na Secretaria para daqui 10 dias, ficar 4 horas na fila do eletrocardiograma que foi fabricado em 1996, fazer o exame e mostrar para o médico 10 dias depois.
Para mim vira-latas é cachorro que gosta de defender este quintal imundo chamado Brasil.
Para os comentaristas de plantão com a síndrome do cachorro vira-lata:
Não é só no Brasil que precisa de autorização e os escambáu não, viu?!?
$$$ autorização $$$ no $$$ Bra$il $$$
Brasil rancoso!! Tem que ter autorização altamente burocrática para usar um simples ECG?? Vergonhoso!!