Como fazer referência de mensagens de WhatsApp na ABNT

Acredite, existem normas para citar mensagens do WhatsApp na ABNT, bem como tweets, postagens e páginas do Facebook e até e-mails; saiba como

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano

Ao contrário do que muita gente pensa, é importante saber fazer citações do WhatsApp na ABNT, e fazer referência de mensagens instantâneas em trabalhos acadêmicos. O órgão brasileiro, que define regras, medidas e procedimentos para o comércio, indústria, academia e prestação de serviços também estipula como citar mensagens do Twitter, e-mails, postagens e/ou páginas do Facebook, menções de sites e blogs e etc.

Como assim, Whatsapp na ABNT?

O WhatsApp, bem como outras redes sociais, sites, blogs, apresentações de slides e e-mails são classificados pela ABNT como “Recursos virtuais“. Caso seja necessário citar um desses conteúdos em um trabalho, artigo científico, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tese acadêmica ou documento semelhante, é recomendado ao autor que siga as regras de notação científica para cada caso, como notícia e texto acadêmico.

Vale lembrar que embora as normas técnicas da ABNT sejam opcionais, a não observância delas pode levar à recusa do documento pelo destinatário (um professor ou a banca avaliadora), que não é obrigado a recebê-lo fora dos padrões, e em geral, não recebem mesmo. Assim, é importante seguir as regras e fazer as citações da maneira correta.

Como fazer referência de Recursos virtuais

A forma de fazer uma citação no texto e referências varia conforme a fonte. A seguir, ilustramos o modelo para cada caso e um exemplo.

1. WhatsApp

Fazer citações do WhatsApp na ABNT segue o modelo básico, que não é muito complicado.

O modelo de citação para mensagens do WhatsApp na ABNT em referências é o seguinte:

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor. [Título da informação]. Nome do app de mensagens: [Grupo nome do grupo de mensagens]. Dia mês. ano. Hora da mensagem. Descrição do meio eletrônico.

No texto, a citação deve ser feita da seguinte forma:

  • O uso da brinquedoteca deve seguir as regras definidas pelo condomínio (SOUZA, 2019).

Já nas referências, fica assim:

  • SOUZA, Tatiane. [Uso da brinquedoteca]. WhatsApp: [Grupo Condomínio Vila Nova]. 8 out. 2019. 15:30. 1 mensagem de WhatsApp.

Este modelo do WhatsApp na ABNT serve também para citações de mensagens de outros apps, como Telegram, Facebook Messenger e etc.

2. Blogs

Aqui, vamos usar um trecho tirado deste post do Tecnoblog.

O modelo de citação para blogs nas referências é o seguinte:

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome de autor do post. Título do post. Nome do blog, Cidade, dia do do post, mês do post. ano do post. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

No texto, a citação deve ser acompanhada do sobrenome do autor e o ano da publicação:

  • Quem pensa em comprar um iPhone 11 provavelmente já tem um iPhone. Nesse sentido, o modelo “básico” de 2019 é uma boa pedida: ele sacrifica pouca coisa em troca de uma redução significativa de preço em relação aos modelos Pro (HIGA, 2019).

Já nas referências, fica assim:

  • HIGA, Paulo. iPhone 11: aquele para ser comprado. Tecnoblog, São Paulo, 21, nov. 2019. Disponível em: https://tecnoblog.net/testamos/apple-iphone-11-review/. Acesso em: 30 dez. 2019.
geralt / Twitter (detalhe) / Pixabay / como mudar o nome no twitter

3. Twitter

Vamos usar este tweet.

O modelo de citação para as referências é o seguinte:

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome. Texto do Tweet. Cidade, dia do tweet, mês do tweet. ano do tweet. Twitter: @nome de usuário. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

No texto, a citação fica assim:

  • Kotler (2016) cita em seu livro “Democracy in Decline” e em seu mais recente TED talk que o capitalismo irá devorar a democracia.

Nas referências, fica assim:

  • KOTLER, Philip. “Capitalism will eat democracy” is analyzed in Kotler’s new book Democracy in Decline and in Varoufakis recent TED talk. ‎Illinois, 2 jun. 2016. Twitter: @kotl. Disponível em: https://twitter.com/kotl/status/738384125753581569. Acesso em: 30 dez. 2019.

4. Postagem do Facebook (usuário)

Vamos usar esta postagem do cineasta José Padilha.

Este é o modelo de citação para referências:

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome (nome de usuário). Texto do post. Cidade, dia mês., ano. Facebook: usuário Facebook. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

A citação fica assim:

  • Em seu perfil do Facebook, José Padilha, anuncia seu novo trabalho que será uma produção original do Netflix. (PADILHA, 2016).

Nas referências, fica assim:

  • PADILHA, José (José Padilha). Netflix anuncia série sob minha direção sobre a Operação Lava-Jato: produção deve estrear em 2017. Rio de Janeiro, 16 abr. 2016. Facebook: padilhajose. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=268996613442320&set=a.233286560346659.1073741827.100009959490068
    &type=3&theater. Acesso em: 30 dez. 2019.
Facebook Page / Tim Bennett / Unsplash

5. Postagem do Facebook (página)

Se a postagem do Facebook foi feita por uma página, a citação muda um pouco por se tratar de uma entidade, e não de um indivíduo. Vejamos este exemplo.

Este é o modelo de citação para referências:

  • NOME DA ENTIDADE. Texto do post. Cidade, dia mês. ano.Facebook: usuário do Facebook. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

A citação fica assim:

  • Bruna Vieira conduziu hoje a Tocha Olímpica Rio 2016 em Salvador. Daqui a pouco tem Cerimônia de Celebração Coca-Cola no Farol da Barra e ela, o Lucas Rangel e @OUrsoOficial vão curtir muitas atrações que a gente preparou pra essa noite. #IssoÉOuro (COCA-COLA, 2016).

Nas referências, fica assim:

  • COCA-COLA. Bruna Vieira conduziu hoje a Tocha Olímpica Rio 2016 em Salvador. São Paulo, 24 mai. 2016. Facebook: cocacolabr. Disponível em: .
    357274534427476/627696444051949. Acesso em: 30 dez. 2019.

6. E-mail

Trechos de e-mail também precisam seguir as normas ABNT. Por questões de privacidade, é permitido citar o e-mail apenas do destinatário.

Este é o modelo de citação para referências:

  • ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor da mensagem. Assunto do e-mail. Mensagem recebida por <e-mail> em dia mês ano. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

A citação fica assim:

  • O relatório indica um crescimento significativo no número de doadores sanguíneos. (SOUZA, 2002).

Nas referências, fica assim:

  • SOUZA, P. M. Relatório mensal [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <klucas@yahoo.com.br> em 15 mar. 2012.

7. Sites

Fazer citações a sites depende do modelo de cada um, baseado em sua estrutura.

Existem dois modelos para citação nas referências, portanto vamos usar dois exemplos, este e este.

  • DOMÍNIO. [Site institucional]. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
  • DOMÍNIO. Título da seção. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

A citação fica assim:

  • Acreditamos que a beleza tem o poder de transformar acontecimentos simples em momentos mágicos. (O BOTICÁRIO, 2019).
  • Cidadania e solidariedade são conceitos que também se aprendem e se colocam em prática na ESPM, por meio do voluntariado. (ESPM, 2019)

Nas referências, fica assim:

  • O BOTICÁRIO. [Site institucional]. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2019.
  • ESPM. Responsabilidade socioambiental. Disponível em: https://www.espm.br/a-espm/responsabilidade-socioambiental/. Acesso em: 30 dez. 2019.
EsaRiutta /PowerPoint / Como fazer linha do tempo no PowerPoint

8. Apresentação de slides

O modelo é o mesmo para apresentações em programas como PowerPoint, Keynote, LibreOffice Impress, Prezi e outros.

Este é o modelo de citação para referências:

  • SOBRENOME, Nome do autor da apresentação. Título da apresentação. Data da apresentação. Tipo de apresentação. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

Nas referências, fica assim:

  • GRACIOSO, Alexandre. Administração estratégica. 21 jun. 2016. Apresentação de Power Point. Disponível em: www.espm.br. Acesso em: 30 dez. 2019.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados