ProtonCalendar é a alternativa criptografada ao Google Agenda

O serviço de agenda dos criadores do ProtonMail foi liberada em versão beta e deve chegar a todos os usuários em 2020

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
ProtonCalendar

O ProtonMail, serviço de e-mail focado em privacidade, se apresenta como um antagonista do Gmail e, agora, tem outro concorrente a um produto do Google. O ProtonCalendar é um serviço criptografado de calendário criado para rivalizar com o Google Agenda.

A ferramenta foi liberada em versão beta para usuários da versão paga do ProtonMail e será liberada para todos em 2020. E, assim como o e-mail seguro, os desenvolvedores afirmam que ninguém, nem mesmo a ProtonMail, pode acessar seus compromissos.

O objetivo é oferecer uma alternativa ao Google Agenda que se preocupe com a privacidade. Isso porque os eventos salvos num aplicativo de calendário podem ser valiosos para empresas, que podem descobrir informações bem particulares da vida dos usuários.

“O mercado de calendários pessoais é hoje dominado pelo Google, que possui um modelo de negócios baseado na invasão de privacidade para fins publicitários”, afirma a ProtonMail, em comunicado. Os dados, aponta a empresa, são usados pelo Google para criar perfis de usuários e influenciá-los.

Para garantir que as informações não sejam coletadas por anunciantes, por exemplo, o ProtonCalendar criptografa as informações da agenda. Isso envolve desde o título e a descrição do compromisso até o local em que ele acontecerá e os participantes que lá estarão.

Segundo o fundador e CEO da ProtonMail, Andy Yen, o objetivo é desenvolver produtos que atendam os usuários em vez de explorá-los. “O ProtonCalendar foi projetado para colocar a privacidade do usuário em primeiro lugar e, nesse aspecto, somos o oposto do Google”.

O executivo diz que o ProtonCalendar é um novo passo para oferecer um conjunto de serviços capazes de substituir o Google para pessoas que desejam ter mais controle sobre seus dados. Este grupo já é muito expressivo. Criada em 2013, a ProtonMail conta com cerca de 20 milhões de usuários.

Receba mais sobre ProtonMail na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados