Início » Aplicativos e Software » Tem como saber quem tirou print do WhatsApp?

Tem como saber quem tirou print do WhatsApp?

Descubra como saber quem tirou print do WhatsApp, se esse recurso existe ou não, e quais outros apps de mensagens fornecem o recurso

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Há algum tempo, circula na internet um tutorial de como saber quem tirou print do WhatsApp, para identificar quem capturou a tela do app de mensagens para compartilhar conversas privadas, com pessoas ou grupos, nas redes sociais ou com outras pessoas. Afinal, é possível saber quem tirou print do WhatsApp, ou não?

phone-whatsapp-pixabay

Tem como saber quem tirou print do WhatsApp?

Resposta curta? Não.

Agora vamos à resposta longa: o boato de que tem como saber quem tirou print do WhatsApp circula na internet desde o primeiro semestre de 2019, quando o site da revista Capricho (e outros veículos também) publicou uma matéria divulgando o novo recurso. No entanto, tudo não passou de uma pegadinha de 1º de abril.

Infelizmente, o boato continua circulando até hoje (a página não saiu do ar) e muita gente pensa que o recurso existe e é capaz de denunciar quem tira print do WhatsApp, algo que seria muito útil em tempos de fake news. Porém, o WhatsApp nunca teve tal funcionalidade e, ao que tudo indica, não deverá tê-la nem num futuro próximo.

O recurso de avisar o usuário que outra pessoa tirou uma captura de tela foi originalmente introduzido no Snapchat, que o mantém até hoje. A função serve para dedurar quem captura imagens das publicações efêmeras, embora seja possível evitar o X-9, colocando o celular no Modo Avião no momento da captura.

O Instagram também chegou a implementar o recurso nas Stories, mas removeu o aviso, ao considerar que o modo dedo-duro desestimulava usuários a visualizar os Stories, o que não é interessante para o Facebook (o recurso agora exibe anúncios).

Foto: instagrow.biz

Mensageiros Seguros

Embora o WhatsApp não permita descobrir quem tirou print da tela, existem outros mensageiros que fornecem recursos de segurança, incluindo aviso ou bloqueio do print.

Vejamos quais são eles:

1. Dust (iPhone, Android)

Android / Dust / como saber quem tirou print do whatsapp

O Dust (apps.apple.com, play.google.com) se vende como “o mensageiro mais seguro do mundo”: ele permite apagar qualquer mensagem trocada entre dois contatos após segundos (por padrão, elas são deletadas após 24 horas), as fotos nunca são armazenadas nos dispositivos ou na nuvem, todas as conversas são criptografadas por padrão e o aplicativo avisa se um print for tirado. É gratuito, com compras no app.

2. Confide (iPhone, Android, Windows, macOS)

Android / Confide / como saber quem tirou print do whatsapp

O Confide (apps.apple.com, play.google.com, getconfide.com), o “mensageiro da Casa Branca” é bem parecido com o Dust, mas ele é menos flexível. O aplicativo apaga todas as mensagens após serem lidas, permite a criação de grupos, todas as conversas contam com criptografia ponta a ponta e o print é totalmente bloqueado, sendo impossível capturar telas das conversas. É gratuito, com compras no aplicativo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação