Tecnoblog
Início » Internet » O que é Casa Inteligente?

O que é Casa Inteligente?

Uma casa inteligente faz todo o trabalho para o usuário, sem precisar dar comandos específicos para que a ação seja executada

Outro termo da modernidade é a casa inteligente. Enquanto a casa conectada tende a executar ações a partir de comandos de voz do usuário — com a ajuda das assistentes virtuais —, uma casa inteligente automatiza todos os processos e entende quando executar cada ação, sem intervenção do usuário.

O que é casa inteligente

Imagine um cenário no qual você chega em casa e, enquanto entra, o café já começa a ser preparado, o ar-condicionado é ligado na temperatura que você gosta, a música começa a tocar. De repente, está tudo pronto, é só aproveitar.

A cena é hipotética, mas pode ser real. Apesar de não haver tantos equipamentos “inteligentes” acessíveis ainda no mercado brasileiro, há soluções que se aproximam disso para deixar a casa mais inteligente com a ajuda das assistentes virtuais.

O princípio de tudo é a automação. Mas, para isso funcionar é necessário ter algum dispositivo que concentre a configuração dos dispositivos inteligentes espalhados pela casa — seja a cafeteira, a geladeira, o aparelho de som.

Pode ser um aplicativo (de cada produto) ou uma assistente virtual que integre esses aparelhos, como um Amazon Echo com Alexa, um Google Assistente ou a Siri e o HomeKit (da Apple).

Como fazer uma casa inteligente

Diversas fabricantes, inclusive brasileiras, já vendem produtos “conectados” para tornar a casa mais inteligente. Os mais fáceis de encontrar são lâmpadas, câmeras de segurança, plugues de tomada, fechaduras de porta, sensores de movimento, aspiradores de pó e por aí continua.

Depois de adquirir um destes produtos, basta baixar o aplicativo compatível, seja do próprio aparelho ou usar uma das assistentes virtuais para configurar a automação.

Por exemplo, a Amazon tem as Rotinas da Alexa, que permite configurar ações em cascata para serem executadas pelo comando de voz desejado ou em determinada hora do dia.

A Apple tem o aplicativo Casa, que funciona com o HomeKit para conectar dispositivos e criar as Cenas configuradas pelo usuário. A própria loja online da Apple já vende alguns produtos que funcionam com o HomeKit.

No Google Assistente, as Rotinas podem ser configuradas pelo aplicativo do Google Home, funcionando com o mesmo princípio das anteriores, ajustando os dispositivos conectados a partir de um comando, ação ou horário específicos.

Depois de instalar e vincular os aparelhos, é só seguir para a configuração das ações a serem executadas. Exemplo: definir para que o aspirador limpe a casa todas as terças e sextas-feiras, às 10h.

Aspirador da iRobot custa R$ 6.299

Apesar de disponível, construir uma casa inteligente com as assistentes virtuais ainda é um processo caro no Brasil. A dica é ir preparando o ambiente aos poucos. Eletrodomésticos, como geladeiras e robôs aspiradores, são investimentos caros. E, às vezes, a prioridade no momento pode ser outra.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação