Câmera de segurança da Xiaomi exibe imagens de outras casas no Google Home Hub

Usuários da Mi Home Security Camera podem ver fotos de câmeras instaladas em outras casas através do Google Home Hub

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mijia 1080P Security Camera

Uma falha de segurança permite que usuários da Mi Home Security Camera, câmera de segurança da Xiaomi, vejam imagens gravadas em outras casas: isso ocorre após integrar o dispositivo ao Google Home Hub (ou Nest Hub), alto-falante inteligente com tela. Por isso, o Google desativou temporariamente as integrações com dispositivos da Xiaomi.

“Estamos cientes do problema e estamos em contato com a Xiaomi para trabalhar em uma correção”, afirma o Google ao Android Police. “Enquanto isso, desativamos as integrações da Xiaomi em nossos dispositivos.” Todas as integrações do app Mi Home com o Google Home e o Assistente foram interrompidas.

O bug foi descoberto por Dio Vayne, conhecido no Reddit como Dio-V. Ele publicou um vídeo mostrando que, ao acessar uma câmera da Xiaomi conectada ao Google Home Hub, o dispositivo exibe imagens estáticas e parcialmente corrompidas do interior de outras casas.

As fotos mostram um berço com um bebê dormindo e uma pessoa idosa sentada em uma poltrona. Também é possível ver várias salas diferentes. Vayne diz que as imagens provavelmente são de algum lugar distante de onde ele mora, porque exibem um relógio e ele está em outro fuso horário.

Imagem de câmera da Xiaomi

Câmera de segurança da Xiaomi é vendida no Brasil

O Home Hub e a câmera estão conectados à mesma rede Wi-Fi; eles foram comprados novos, não usados. Trata-se de uma Xiaomi Mijia 1080P Security Camera, vendida no Brasil como Mi Home Security Camera Basic 1080P. A DL Eletrônicos, representante oficial da marca no país, comercializa este modelo por R$ 300.

As imagens das câmeras vêm dos servidores da Xiaomi e passam pelos servidores do Google para serem exibidos na tela do smart speaker. A integração entre uma câmera de segurança e o Google Assistente precisa ser feita pela fabricante, usando ferramentas de desenvolvedor fornecidas pelo Google.

Vayne diz possuir todos os dispositivos Google Home: Mini, padrão, Hub e Max. No Reddit, ele já apontou uma falha em um desses dispositivos ao fazer o pareamento em estéreo com o áudio de outro alto-falante. No entanto, o problema que ele descobriu através do Google Home Hub é muito mais grave, dada a potencial violação de privacidade.

A Xiaomi ainda não se pronunciou.

Imagem de câmera da Xiaomi Imagem de câmera da Xiaomi

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados