Xiaomi explica falha que expôs imagens de câmera de segurança Mi Home

Xiaomi Mi Home Security Camera Basic 1080p exibia imagens de outras casas quando era conectada ao Google Home Hub

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mi Home Security Camera Basic 1080p

Uma câmera de segurança da Xiaomi estava exibindo imagens de outras casas quando era conectada ao alto-falante Google Home Hub: a empresa diz que a falha surgiu após uma atualização que visava melhorar a qualidade de streaming de vídeo na Mi Home Security Camera. Ela garante que o bug já foi corrigido. Na quinta-feira (2), o Google interrompeu as integrações do Assistente com todos os dispositivos da Xiaomi.

Segundo a Xiaomi, o problema foi causado por uma atualização de cache em 26 de dezembro de 2019, projetada “para melhorar a qualidade de streaming da câmera”. Ela afirma que o bug aparecia somente em condições “extremamente raras”, quando a Mi Home Security Camera Basic 1080p era integrada a um Google Home Hub com Wi-Fi lento ou instável.

Foram exatamente essas as condições que permitiram a Dio Vayne, conhecido no Reddit como Dio-V, descobrir o bug. Na tela do Home Hub, ele conseguiu ver fotos de um berço com um bebê dormindo e uma pessoa idosa sentada em uma poltrona, por exemplo.

De acordo com a Xiaomi, somente 1.044 usuários haviam integrado a Mi Home Security Camera ao Google Home Hub, e o bug surgiria apenas em condições de rede “extremamente ruins”.

Imagem de câmera da Xiaomi

Xiaomi mantém desativada a integração com Google Home

O bug foi resolvido, mas a integração de dispositivos Xiaomi com o Google Assistente ainda não foi restaurada. A fabricante diz que o recurso permanecerá suspenso “até que a raiz do problema seja completamente resolvida, para garantir que isso não ocorra novamente”. Ela também pede “desculpas pelo inconveniente que isso causou aos nossos usuários”.

Se você tem um dispositivo de casa inteligente da Xiaomi, como uma lâmpada conectada, não será possível acessá-los através do Google Assistente por enquanto — nem no celular, nem em alto-falantes Google Home.

A Xiaomi emitiu um comunicado em inglês e outro em mandarim: neste, a empresa ressalta que o problema não afeta a Mijia 1080P Security Camera vendida na China. Sua equivalente internacional é a Mi Home Security Camera Basic 1080p, comercializada no Brasil pela DL Eletrônicos por até R$ 300.

Com informações: XDA Developers, Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados