Início » Telecomunicações » Wi-Fi 6E é novo padrão para internet sem fio em 6 GHz

Wi-Fi 6E é novo padrão para internet sem fio em 6 GHz

Segundo a Wi-Fi Alliance, o Wi-Fi 6E poderá operar nas frequências de 2,5 GHz, 5 Ghz e 6 GHz

Victor Hugo Silva Por

Poucos meses após oficializar o Wi-Fi 6, a Wi-Fi Alliance anunciou um novo padrão para internet sem fio: o Wi-Fi 6E. A ideia é sinalizar dispositivos, como roteadores e smartphones, que podem operar na frequência de 6 GHz, que deve começar a ser liberada em vários países nos próximos meses.

Wi-Fi (Foto: Pexels)

Como o nome já indica, o novo padrão é um avanço ao Wi-Fi 6 (também conhecido por 802.11ax), em vigor desde setembro de 2019. O Wi-Fi 6E segue com velocidade máxima de 9,6 Gb/s e também opera nas frequências de 2,5 GHz e 5 GHz, mas passa a ter suporte a de 6 GHz.

Enquanto isso, os dispositivos com Wi-Fi 5 (ou 802.11ac) têm velocidade máxima de 6,9 Gb/s e suporte somente à faixa de 5 Ghz. A liberação da frequência de 6 GHz deve permitir avanços como transmissões ao vivo em 4K e soluções em realidade virtual e realidade aumentada.

Com isso, é importante a definição de um nome simples para ajudar os consumidores a se localizarem. O presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa, entende que a nova frequência vai atender a uma necessidade crescente de espectro Wi-Fi para garantir uma boa experiência aos usuários.

“A Wi-Fi Alliance está apresentando o Wi-Fi 6E agora para garantir que o setor se alinhe a uma terminologia comum, permitindo que os usuários de Wi-Fi identifiquem dispositivos que suportam a operação em 6 GHz assim que o espectro ficar disponível”, afirmou.

Com informações: SlashGear, CNET.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Ser_Rockwell

Os novos padrões deveriam replicar o sinal entre os dispositivos conectados…