Legion Y740S é o primeiro notebook gamer da Lenovo com GPU externa

Ele não tem nenhuma GPU dedicada para games do lado de dentro, deixando esse trabalho apenas para a eGPU

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
lenovo Legion Y740S

A Lenovo anunciou ontem (5) que tem um notebook gamer chamado Legion Y740S e que precisa de uma placa gráfica externa em um eGPU para rodar os games. Remover a GPU de dentro da carcaça fez o computador ficar mais fino, leve e ser mais caro do que o comum para este tipo de PC portátil.

O maior problema para quem compra um notebook voltado para o público gamer é que são raríssimos os modelos que permitem a atualização da placa gráfica. Enquanto o processador pode passar gerações rodando bem jogos pesados, a GPU sofre principalmente com a demanda dos monitores 4K.

Utilizar uma GPU do lado de fora do computador é uma solução para o calor gerado por ela e garante a possibilidade de upgrade, sem muita dificuldade e quase que da mesma forma que um PC convencional faz: basta abrir, trocar, fechar a caixa e pronto, o notebook já sabe que precisa usar a eGPU e não a GPU interna. O Legion Y740S faz isso, mas sem colocar qualquer placa para jogos do lado de dentro.

eGPU

O computador tem 15,6 polegadas de tela Full HD ou 4K e com HDR, pode trabalhar com até um processador Intel Core i9, 32 GB de RAM e 1 TB de SSD em uma conexão PCIe. O único porém é que a placa gráfica que está lá dentro é uma integrada da própria Intel, muito conhecida por ser incapaz de rodar bem qualquer jogo moderno, mesmo com gráficos no mínimo.

Na eGPU, o usuário utiliza a conexão Thunderbolt 3 do portátil para levar o poder que falta para dentro e ele pode ser desde uma GTX 1660 Ti, indo até a poderosa RTX 2080 Super – ou a Radeon RX 5700 XT.

Há pontos negativos e positivos nesta ideia. O primeiro e positivo é que qualquer notebook gamer sofre com autonomia, já que placas gráficas para jogos, mesmo sem rodar um jogo, consomem mais energia do que uma solução integrada e menos potente. Removendo por completo a GPU dedicada, a bateria pode respirar com mais tranquilidade e até mesmo o calor gerado pelo conjunto é menor. Além disso, a carcaça consegue ser mais fina e leve, já que utiliza peças menores e o sistema de resfriamento também é menor.

lenovo Legion Y740S

O lado negativo, que até que pode ser positivo, é que você vai precisar gastar mais dinheiro para levar a eGPU, com ainda mais dinheiro na hora de escolher sua placa gráfica preferida. O custo aumenta, mas se você pode investir mais por aqui, sabe que quando a próxima geração de GPU chegar, basta comprar e instalar, sem precisar comprar um notebook novo – o custo elevado no começo alivia o valor no longo prazo, o que é bom.

A Lenovo diz que o Legion Y740S custa a partir de US$ 1,1 mil, com mais US$ 250 pela eGPU (que não vem com uma placa gráfica dentro, você precisa comprar separadamente) que também funciona como hub USB adicionando duas USB 3.1, outra USB 2.0, saída HDMI e entrada para cabo de rede. A previsão de lançamento internacional está marcado para maio deste ano, sem data para chegar ao Brasil.

Com informações: Lenovo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados