YouTube exige que donos de canais marquem vídeos voltados para crianças

Para cumprir ordens do governo dos EUA, o YouTube liberou uma opção para donos de canais sinalizarem vídeos infantis

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Kids

O YouTube passou a exigir nesta segunda-feira (6) que donos de canais indiquem se os seus vídeos são voltados para crianças. A classificação poderá ser feita por meio de um novo item no YouTube Studio, ferramenta da rede social para criadores de conteúdo gerenciarem os vídeos.

O recurso estará disponível para todos os canais nos próximos dias para atender às ordens da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês). Em setembro, o Google foi multado em US$ 170 milhões após o órgão concluir que o YouTube violou leis de proteção à privacidade de crianças.

Para a plataforma se adequar às regras, os vídeos para crianças deixarão de exibir a área de comentários, os anúncios segmentados e recursos como ativar notificações e salvar em uma playlist. Além disso, a coleta de dados em vídeos infantis será limitada.

Em comunicado, o YouTube afirmou que as mudanças causarão um “impacto significativo” para canais voltados para essa faixa etária. A rede social passará a considerar criança qualquer pessoa assistindo a um vídeo marcado como infantil, o que poderá afetar as receitas de muitos canais.

Os criadores de conteúdo deverão considerar alguns fatores antes de marcarem um vídeo como infantil. Entre eles, estão assunto, conteúdo visual, tipo de música, uso de personagens animados ou atividades para crianças e a idade das pessoas que aparecem no vídeo. Os critérios foram definidos pelo FTC.

“Os criadores conhecem melhor seu conteúdo e devem definir a designação por conta própria”, indica o comunicado. O YouTube informou que também usará aprendizado de máquina para detectar o público dos vídeos. “Somente substituiremos uma designação do criador se um abuso ou erro for detectado”.

Ainda de acordo com a plataforma, os usuários passarão a ver uma divulgação maior do YouTube Kids. Ela será apresentada junto a vídeos infantis para atrair crianças com até 13 anos de idade a instalarem o aplicativo.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados