Samsung Ballie é um robô no estilo BB-8 para casas conectadas

Robô bolinha Ballie é a novidade da fabricante sul-coreana no universo da Internet das Coisas

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos
samsung-ballie

Mantendo a tradição da feira para anúncios de gadgets curiosos, a Samsung apresentou na CES 2020 o simpático Ballie, um robozinho em formato de bola que promete controlar sua casa conectada por você. A ideia seria algo como ter uma espécie de zelador eletrônico. Ballie pode abrir e fechar cortinas smart, acionar o robô aspirador, ligar a TV, servir de controle remoto, dentre outras funções.

Apresentado durante a conferência da Samsung, Ballie foi desenvolvido para entender as necessidades cotidianas e dar suporte ao usuário dentro de casa. E, segundo a fabricante, ele pode ser mais que apenas um “empregado doméstico eletrônico”.

O robozinho, que se parece um pouco com o BB-8 (Star Wars), também foi criado para ser um assistente fitness, além de usar sua inteligência artificial para buscar novas maneiras de melhorar sua vida, conforme suas necessidades mudam. Ou seja, a simpática bolinha inteligente vai “estudar” seus hábitos e sugerir novas formas de entretenimento e bem-estar.

Essa vigilância constante pode preocupar algumas pessoas, de certa forma, mas a Samsung garante que Ballie possui “padrões rigorosos de proteção de dados e privacidade”. Até onde vai essa privacidade? Boa pergunta. Sua conta e risco.

Outro recurso interessante do BB-8 da Samsung é que o robô também poderá pedir ajuda, caso veja que alguém caiu e não consegue se levantar ou não esteja se movendo. A bolinha smart promete ser bem amigável com animais (no vídeo de divulgação, Ballie envia para a dona fotos do cachorrinho para mostrar que está tudo bem) e pode ajudar bastante idosos que tenham problemas em lidar com muita tecnologia.

Ainda não há uma previsão de lançamento do Samsung Ballie, que vem em cinco cores (azul, verde, amarelo, laranja e roxo), ou mesmo quanto vai custar. Provável que não seja barato, mas que ele é bem fofo, é.

Com informações: Engadget e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados