Lenovo ThinkPad X1 Fold é um tablet PC dobrável com tela OLED

Com o ThinkPad X1 Fold, a Lenovo cumpre a promessa de anunciar um PC dobrável

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lenovo ThinkPad X1 Fold

2019 foi marcado pela chegada ao mercado — um tanto desastrosa — dos smartphones dobráveis. Mas, na CES 2020, a Lenovo tenta mostrar que a ideia pode ser levada para outro tipo de dispositivo: a companhia levou para o evento o ThinkPad X1 Fold, tablet PC que pode ser dobrado ao meio.

A novidade já era esperada. Pelo menos desde maio de 2019 que a Lenovo fala em lançar um PC dobrável. Não por acaso, o Lenovo ThinkPad X1 Fold é bastante parecido com o protótipo apresentado na ocasião.

Infelizmente, as especificações técnicas completas ainda não foram divulgadas. Sabe-se, porém, que a tela do dispositivo é formada por um painel OLED desenvolvido em conjunto com a LG. O componente tem 13,3 polegadas, formato 4:3 e resolução de 2048×1536 pixels.

O detalhe mais importante: a tela dobra. Graças a essa característica, o ThinkPad X1 Fold pode ser usado de várias maneiras. É possível “transformá-lo” em notebook fazendo a dobra inferior da tela exibir um teclado virtual, por exemplo.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

Outra possibilidade consiste em usá-lo dobrado, mas em posição horizontal, ou seja, em formato de revista ou livro. De acordo com a Lenovo, um software inteligente permite ao usuário alternar rapidamente entre os modos de uso disponíveis.

A Lenovo destaca ainda que o ThinkPad X1 Fold pesa menos de 1 kg, tem como base o Windows 10, possui dobradiça reforçada com fibra de carbono, vem com porta USB-C e conta com teclado físico Bluetooth que se encaixa magneticamente à metade inferior da tela.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

Quanto ao desempenho, a única pista que a Lenovo deu é a de que o dobrável será baseado em uma plataforma híbrida da Intel, mas sem entrar em detalhes. Talvez a companhia esteja falando do Intel Lakefield.

Ao contrário de outros produtos inusitados mostrados na CES 2020 — como o Alienware Concept UFO, que lembra um Nintendo Switch — o Lenovo ThinkPad X1 Fold vai ser lançado ainda em 2020. Mas é preciso ter dinheiro e coragem para comprar um: o preço sugerido é de US$ 2.499.

Para uma fase posterior, a Lenovo fala em lançar o PC dobrável em versões com Windows 10X e conectividade 5G.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados