Como baixar o WhatsApp em um PC com Windows 7

WhatsApp permite que usuários usem o mensageiro no Windows 7 instalando a versão Web no computador; aplicativo oficial não está disponível para download

Lupa Charleaux Victor Toledo Everton Favretto
Por , e
• Atualizado há 4 dias
Ilustração mostra o ícone do WhatsApp em um fundo que remete ao papel de parede padrão do Windows 7
Saiba como baixar o WhatsApp no Windows 7 usando o navegador Google Chrome (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Baixar o WhatsApp em um PC com Windows 7 é o processo de download do mensageiro em um computador que está executando a versão mais antiga do sistema operacional da Microsoft.

Como o aplicativo oficial não está disponível para essa versão do Windows, é necessário que o usuário acesse o WhatsApp Web e permita a instalação da extensão na própria barra de pesquisa do Google Chrome. O ícone do mensageiro será exibido na sua área de trabalho.

A seguir, saiba como usar o WhatsApp em um computador com Windows 7 e tire suas dúvidas.

1. Acesse o WhatsApp Web pelo navegador Google Chrome

Acesse web.whatsapp.com usando o navegador Google Chrome no seu PC com Windows 7.

Captura de tela do navegador Google Chrome no Windows 7
Digite ‘web.whatsapp.com” (sem aspas) na barra de endereço para acessar o site do WhatsApp (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

2. Baixe o WhatsApp pelo navegador Google Chrome

Clique no ícone “Instalar WhatsApp Web”, no canto direito da barra de endereço do Google Chrome, para baixar o WhatsApp no Windows 7.

Captura de tela do navegador Google Chrome acessando o site WhatsApp Web e uma seta indicando o local para baixar o app do mensageiro
Toque no ícone de download, na barra de endereço do Google Chrome, para baixar o aplicativo WhatsApp Web (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

3. Clique em “Instalar” para concluir o download do WhatsApp

Clique no botão “Instalar”, na janela pop up do Google Chrome, para confirmar a instalação do WhatsApp Web.

Captura de tela do navegador Google Chrome com uma janela pop up com o botão Instalar para realizar o download do WhatsApp Web
Confirme o download do WhatsApp clicando no botão “Instalar” (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

4. Faça login na sua conta do WhatsApp

Uma nova janela abrirá após o download do WhatsApp no Windows 7 via Google Chrome. Siga as instruções na tela para fazer o login na sua conta no mensageiro da Meta usando o QR Code de autenticação.

Importante: seu celular e seu computador devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi para realizar o login. É possível fazer a autenticação usando os dados móveis, mas o processo pode ser mais lento.

Captura de tela do app WhatsApp Web baixado a partir do Google Chrome
Use o app do WhatsApp no seu celular para escanear o QR code de autenticação (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

5. Crie um atalho para o WhatsApp Web para Windows 7

Caso o WhatsApp Web não crie um atalho na área de trabalho do Windows 7, você deve fazer manualmente. Então, clique em “Iniciar”, ícone do Windows no canto inferior esquerdo na barra de tarefas, e acesse “Todos os Programas”.

Abra a pasta “Apps do Chrome” e clique com o botão direito do mouse em cima do programa “WhatsApp Web”. Por fim, selecione a opção “Criar atalho na área de trabalho” ou “Fixar na barra de tarefas”.

Capturas de tela do menu Iniciar do Windows 7 mostram como criar um atalho para o WhatsApp Web
Acesse o menu Iniciar do Windows 7 para criar um atalho para o app WhatsApp Web (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

É possível baixar o aplicativo do WhatsApp em um PC com Windows 7?

Não. A versão oficial do WhatsApp Desktop para PCs com Windows 7 foi descontinuada em 2016. Dessa forma, usar a extensão do Google Chrome é a única forma legal de instalar o mensageiro no antigo sistema operacional da Microsoft.

É importante dizer que o Google encerrou o suporte para o navegador Chrome no Windows 7 em fevereiro de 2023. Com isso, o software deixou de receber atualizações importantes que podem impactar no desempenho e na segurança durante a navegação.

O aplicativo do WhatsApp está disponível em quais versões do Windows?

Você consegue instalar WhatsApp no PC a partir do Windows 10.1 (versão 1903 de 64 bits) ou superior, incluindo o Windows 11. Você pode baixar gratuitamente o app para Desktop do mensageiro pela Microsoft Store.

Qual a diferença entre o WhatsApp Web e o WhatsApp Desktop?

O WhatsApp Web é uma versão do mensageiro que pode ser acessada em qualquer navegador. Você não precisa instalar nenhum programa no seu PC, mas você terá acesso a recurso mais “básicos” do mensageiro, como envio e recebimento de mensagens, por exemplo.

Já o WhatsApp Desktop é um app para PC Windows que oferece uma experiência semelhante à versão para celulares. Ele oferece alguns recursos a mais do que a versão web, como notificações na área de trabalho e suporte para chamadas de áudio e vídeo.

Posso usar o WhatsApp Business em um PC com Windows 7?

Sim, você pode conectar uma conta do WhatsApp Business ao WhatsApp Web para Windows 7. O mensageiro não exige o uso de versões diferentes do app para acessar as contas comerciais no PC.

Para fazer login no WhatsApp Web com uma conta Business, você deve escanear o QR Code de autenticação com o app WA Business no celular. Embora seja possível gerenciar as conversas diretamente pelo PC, a versão web possui recursos limitados.

Dá para desinstalar o WhatsApp em um PC com Windows 7?

Para desinstalar o WhatsApp Web no Windows 7, clique em “Iniciar”, ícone do Windows no canto inferior esquerdo da barra de tarefas, e vá até “Todos os programas”.

Abra a pasta “Apps do Chrome” e clique com o botão direito do mouse em cima do app “WhatsApp Web”. Então, selecione a opção “Desinstalar” para excluir o aplicativo do seu PC com Windows 7.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados