Como ter uma conta comercial verificada no WhatsApp

Saiba como ter uma conta comercial verificada no WhatsApp, criar um nome aceitável pelo sistema e como confirmar seu número

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
WhatsApp Business

Para começo de conversa, uma conta comercial no WhatsApp pode ser classificada como uma “Conta comercial oficial” ou como uma “Conta comercial” regular. Contudo, as empresas que usam o WhatsApp Business não podem solicitar ou pagar para transformar sua “Conta comercial” em uma “Conta comercial oficial”. Explico adiante.

Apenas empresas escolhidas pela plataforma são classificadas como “Conta comercial oficial” no WhatsApp. A classificação de empresas como “Conta comercial oficial” é baseada em diversos fatores como, por exemplo, se a marca da empresa é conhecida.

Quem define isso não é a empresa e sim o WhatsApp. Portanto, é interessante entender que o contato vem do próprio WhatsApp, em função do uso que essa empresa faz dele.

Dito isso, qualquer conta de empresa usuária do aplicativo WhatsApp Business será classificada como uma “Conta comercial”. É importante preencher o perfil da empresa com todas as informações possíveis e úteis. Essas informações vão ajudar os clientes.

Isso é o que o WhatsApp chama de “perfil comercial”, com o nome comercial, endereço, categoria e descrição. Você também pode incluir um catálogo com seus produtos e serviços, seu e-mail comercial e links para o site e as redes sociais da sua empresa.

Conta comercial no WhatsApp

Entre as contas de empresas, você vai ver três tipos.

Verificada

O WhatsApp verificou que a conta pertence a uma marca autêntica.
Uma conta verificada possui um ícone verde com um tique em seu perfil.

Confirmada

O WhatsApp confirmou que o número de telefone desta conta corresponde ao número de telefone da empresa. Uma conta confirmada possui um ícone cinza com um tique.

Conta comercial (a sua)

Esta conta utiliza o aplicativo do WhatsApp Business, mas ainda não foi confirmada ou foi verificada. Uma conta comercial possui um ícone cinza com um ponto de interrogação em seu perfil (no aplicativo de quem está conversando com essa empresa).

Como ter uma conta comercial confirmada no WhatsApp

Já que você não pode interferir para ter uma conta verificada, pode pelo menos ter uma conta confirmada. O que já garante mais credibilidade aos clientes que fizerem contato.

Como confirmar seu número no WhatsApp Business

Você precisa cumprir alguns requisitos:

  • Você só pode confirmar um número de telefone que pertence a você. Para isso, você poderá usar um número de celular ou uma linha fixa de telefone (sim!);
  • O número a ser confirmado deve estar apto a receber chamadas (fixo) ou mensagens SMS (móvel);
  • Você precisa desabilitar todos os aplicativos ou configurações de bloqueio a chamadas, além de “task-killers” (gerenciadores de tarefa);
  • Para confirmar um número de celular, você precisará estar conectado à internet via Wi-Fi ou dados móveis. Se você estiver em roaming ou se seu sinal estiver fraco, o processo de confirmação poderá falhar;
  • Se você deseja confirmar uma linha fixa, toque em “Me ligue” para solicitar uma chamada para receber seu código de confirmação por mensagem de áudio.

Sabendo disso, basta fazer cadastro normalmente, mas usando o WhatsApp Business. 

De acordo com o WhatsApp, ramais de linhas fixas não são compatíveis com o processo de confirmação. Use um número de telefone que não seja um ramal. O código de seis dígitos só pode ser enviado ao número principal que deseja usar na conta comercial.

Sobre nomes de contas comerciais verificadas no WhatsApp

Se você está esperando por uma verificação, é importante ficar atento às regras. O nome da conta deve representar o nome da empresa ou da organização em questão.

Para se tornar qualificável para uma “Conta comercial oficial”, os nomes não podem conter:

  • Todas as letras maiúsculas, exceto acrônimos. Apenas a primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula, com exceção de conjunções. Por exemplo:
    • Correto: Padaria Central ou Pastéis e Empadas da Vânia
    • Incorreto: PADARIA CENTRAL ou Pastéis E Empadas Da Vânia 
  • Nomes de empresa devem usar um só espaço entre palavras;
  • Pontuação desnecessária;
  • Emoji;
  • Símbolos (por exemplo: ®);
  • Caracteres consecutivos não alfanuméricos;
  • Caracteres especiais: ~!@#$%^&*()_+:;”‘{}[]\|<>,/?;
  • Quaisquer variações da palavra “WhatsApp”;

Os nomes de empresa também não podem ser:

  • O nome completo de uma pessoa;
  • Um termo genérico (por exemplo “moda”);
  • Uma denominação geográfica genérica (por exemplo, São Paulo);
  • Conter menos de três caracteres.

Importante:

  1. Se a sua conta estiver classificada como “Conta comercial oficial”, alterar o nome da empresa pode resultar na perda do status como “Conta comercial oficial”.
  2. Contas comerciais se aplicam sempre a empresas, nunca a pessoas, mesmo que públicas. Isso difere de como Instagram, Facebook e Twitter verificam contas.

Com informações: WhatsApp 1, 2 e 3

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados