Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » 6 dicas novas do Trello para melhorar fluxos de trabalho

6 dicas novas do Trello para melhorar fluxos de trabalho

Atalhos de teclado ou automações com o Butler; confira algumas dicas para usar no Trello e melhorar seu fluxo de trabalho

Chegou 2020 e que tal aproveitar o início de ano para aprender novas maneiras e dicas de trabalhar com o Trello? Dependendo da rotina de trabalho, algumas tarefas exigem mais tempo do que gostaríamos, essas dicas podem ajudar a melhorar o fluxo e ter mais agilidade nas ações.

1. Use atalhos de teclado no Trello

Essa primeira dica é essencial para quem trabalha com o Trello. Imagine o processo: criar um card, abri-lo, definir etiquetas, inserir a descrição, montar um checklist, atribuir membros e por aí vai…

Tudo isso deve ser feito com o mouse, clicando no botão respectivo da ação, arrastando para lá e cá. Por sorte os atalhos economizam muito tempo. E, olha, tem atalho para quase tudo no Trello. Confira a lista que montamos:

2. Receba notificação para data de entrega

Se você não precisa manusear frequentemente os cartões e tampouco precisar entrar lá, a dica para o Trello é definir lembretes para as datas de entrega. Antes os cards só permitiam que as notificações fossem enviadas 24 horas antes da expiração do prazo, agora há mais opções:

Para definir o prazo, basta selecionar quando a notificação será enviada antes de salvar a Data de Entrega.

3. Use um Power Up para mapas

Se você trabalha com endereços dentro do Trello — seja de lugares para visitar ou locais com reuniões agendadas — um Power Up de Mapa pode ser de grande ajuda. Essa dica funciona tanto no Trello para dispositivos móveis quanto na web e desktop.

Com o Power Up de Mapa no Trello, é possível ter uma visão mais ampla do que há nos arredores do endereço inserido. Se quiser, basta mudar para a visão de mapa e ver todos os cards que estão naquela área.

4. Use limites de lista no Trello

Outro Power Up interessante é o de limites de lista. Basicamente, ele avisa quando uma lista (coluna) ultrapassou o número de cartões definido.

A dica para usar no Trello é usar essa ferramenta para designar tarefas sem sobrecarregar algum setor ou atribuir para você mesmo cartões demais, acumulando os afazeres.

Quando a lista ultrapassar o número de cards definido, ela ficará amarela, indicando que precisa de atenção.

5. Espelhe cartões em outros quadros

Se você gosta do Trello, provavelmente usa mais de um quadro na plataforma. Pode ser também que dois deles contenham informações redundantes (e precise ser assim). Se for o caso de manter um mesmo cartão atualizado em dois quadros, é hora de  usar o Power Up para espelhamento

O Power Up "Card Mirroring with Unito" sincroniza um mesmo cartão em uma lista de um quadro diferente. Você pode escolher entre espelhar um card inteiro ou só selecionar o conteúdo específico que será copiado no outro quadro (título, descrição, etiquetas, comentários, anexos, etc).

6. Use o Butler do Trello para automações

O Butler é um mordomo que automatiza tarefas. Você pode criar ações em cascata que serão executadas após um comando ou fluxo de trabalho; criar botões com várias ações embutidas em cartões ou no quadro; e definir regras para datas.

Para usar a ferramenta e criar as ações e regras desejadas, basta clicar no "Butler" que fica ao lado esquerdo do menu do quadro. Lá dá para ver quais são as opções disponíveis, dependendo do plano que você usa (Free, Gold ou Business).