Google Chrome 80 vai silenciar pedidos para ativar notificações

Pedidos de notificações no Chrome 80 vão se resumir a sininho na barra de endereços

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

A maioria dos usuários clica em “não permitir” quando um site pede para ativar o envio de notificações push. Por conta disso, o Google vai “silenciar” a exibição desse recurso a partir do Chrome 80. O navegador ainda vai permitir solicitações do tipo, mas de modo muito mais discreto.

Essas notificações são tão inconvenientes que, para muita gente, o ideal seria que elas simplesmente deixassem de existir. Mas, dadas as circunstâncias, tornar essa funcionalidade muito menos irritante já é um avanço.

Hoje, o comportamento padrão do navegador é exibir uma caixa que pede para o usuário permitir ou recusar as notificações. Dependendo do site, essa caixa chega a atrapalhar a navegação, principalmente em navegadores móveis.

Com a mudança, a caixa não será mais exibida. No lugar dela, o Google Chrome simplesmente exibirá o ícone de um sino na barra de endereços, à direita. A opção de exibir notificações aparecerá como desabilitada por padrão. Caberá ao usuário clicar no ícone para ativá-las, se tiver interesse.

Na versão para dispositivos móveis do Chrome, a mudança é diferente: em vez do sininho, o navegador exibirá uma barra na parte inferior para avisar do bloqueio das notificações.

Google Chrome - notificações silenciadas

Mas há um detalhe: o silenciamento dos pedidos de notificações só será ativado automaticamente para usuários que bloqueiam esse tipo de recurso com frequência (todo mundo?) ou em sites que têm número baixo de ativações.

Para garantir que o silenciamento funcione sempre, vai ser necessário ativar esse recurso nas configurações do navegador.

O Google Chrome 80 vai ser lançado em fevereiro. Quem não quiser esperar pode habilitar a novidade na versão atual (79) digitando chrome://flags/#quiet-notification-prompts na barra de endereços do navegador e ativando a opção “enabled”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados